sexta-feira, 16 de maio de 2014

FINAIS DE JOGO- 1

Os finais de jogo têm também uma avaliação totalmente independente. É aquele momento em que todas as pedras estão concentradas nos seus respectivos bordos internos. Alcançado este ponto, vejamos como dirigir a ação do dado de dobre:

1 – Numa corrida mais longa (40 ou mais pontos para cada um dos lados) ainda se pode aplicar as regras que vimos anteriormente.

2 – Em corridas curtas (dentro de 30 pontos para ambos os lados), estando a contagem com o mesmo número de pontos, o jogador que for rolar tem uma dobrada e, na maioria dos casos, o oponente tem uma pegada, a menos que a comida seja realmente muito curta.

3 – Com um par de pedras conte o número de rolamentos que de verdade comem suas pedras antes de dobrar.


Façamos um exemplo:

Azuis jogam ou deveriam dobrar?

No exemplo acima, Vermelhas têm 44 pontos e Azuis 39. Estamos dentro daquela situação de jogo onde os dois componentes têm,  juntos, quase 80 pontos.  A diferença de pontos entre os dois lados é de cinco, os quais, percentualmente, representam uma diferença de 12.82% (5/39=12.82%).

Logo, deveriam jogar ou dobrar? Dobrar é o procedimento correto, vez que as Azuis estão 12,82% à frente das Vermelhas no processo de comida. Vermelhas não tem como pegar esse dado. 

Essa posição foi analisada pelo programa Jellyfish e o mesmo apontou uma vantagem esmagadora das Azuis em torno de 80,3%

Nenhum comentário:

Postar um comentário