Os finais de jogo têm também uma avaliação totalmente
independente. É aquele momento em que todas as pedras estão concentradas nos
seus respectivos bordos internos. Alcançado este ponto, vejamos como dirigir a
ação do dado de dobre:
1 – Numa corrida mais longa (40 ou mais pontos para cada um
dos lados) ainda se pode aplicar as regras que vimos anteriormente.
2 – Em corridas curtas (dentro de 30 pontos para ambos os
lados), estando a contagem com o mesmo número de pontos, o jogador que for
rolar tem uma dobrada e, na maioria dos casos, o oponente tem uma pegada, a
menos que a comida seja realmente muito curta.
3 – Com um par de pedras conte o número de rolamentos que de
verdade comem suas pedras antes de dobrar.
Façamos um exemplo:
Azuis jogam ou deveriam dobrar?
No exemplo acima, Vermelhas têm 44 pontos e Azuis 39.
Estamos dentro daquela situação de jogo onde os dois componentes têm, juntos, quase 80 pontos. A diferença de pontos entre os dois lados é de
cinco, os quais, percentualmente, representam uma diferença de 12.82%
(5/39=12.82%).
Logo, deveriam jogar ou dobrar? Dobrar é o procedimento
correto, vez que as Azuis estão 12,82% à frente das Vermelhas no processo de
comida. Vermelhas não tem como pegar esse dado.
Essa posição foi analisada pelo programa Jellyfish e o mesmo apontou uma vantagem esmagadora das Azuis em torno de 80,3%
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