sexta-feira, 16 de maio de 2014

FINAIS DE JOGO - 2

Vamos analisar mais duas posições de finais de jogo:



Azuis jogam. Deveriam dobrar? Vermelhas deveriam pegar?

No exemplo acima  ambos os jogadores têm 29 pontos, bem próximos dos 30 pontos referidos no segundo item da regra sobre corrida, Em caso tais, o jogador que for rolar tem uma dobrada e o oponente tem uma pegar.

 Azuis jogam. Deveriam dobrar? Vermelhas deveriam pegar?

O exemplo acima é sobremaneira elucidativo de relação à orientação transmitida no que se refere à contagem de rolamentos positivos e negativos.

Quando somente resta um rolamento, decidir se se deve dobrar ou não é uma questão de contar, contar e contar.

Se mais da metade de seus rolamentos come todas as suas pedras, você é o favorito e deveria dobrar.Para realizar essa contagem é mais fácil contar os rolamentos que não comem e subtrair o resultado de 36. Aqui, Azuis falham na comida com qualquer rolamento que contenha um 1 (eles são 11( mais os 3x2 para um total de 13 rolamentos falhos. Isso significa que as Azuis têm 23 rolamentos positivos. O limite de dobrar é 19. Deveriam dobrar? E as Vermelhas deveriam pegar? Claro! Elas têm 36,11% (13/36=11%) de chances de ganhar e o limite de pegsar o dado está situado em 25%, ou seja, 9 possibilidades (9/36=25%).

Se a pedra em 4 estivesse em 5, ainda assim as Azuis teriam 19 rolamentos que comeriam suas duas pedras e 17 rolamentos que falhariam. As Azuis são favoritas por 52,77%, mas as Vermelhas estão bem acima do limite de 9 possibilidades de pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário