quinta-feira, 15 de maio de 2014

CONTAGEM DE GAMÃO

Frequentemente deparamo-nos com uma situação de jogo onde ficamos na dúvida entre colocar o dado de dobre ou jogar por um gamão. Pode ser o caso do diagrama adiante:

Jogam as Azuis

As Azuis estão com todas as pedras no seu bordo interno e as Vermelhas ainda têm  duas pedras ancoradas na casa 3 do adversário.

Há uma probabilidade de que as Azuis deixem um tiro, caso rolem 6x3 ou dobradas de 6x6 ou 5x5, uma probabilidade de 4/36, pequena,  mas existente e perigosa, desde que o bordo interno das Vermelhas está muito forte.

Para a conclusão do jogo as Azuis têm 49 pontos para comer todas as pedras, representando um pouco mais do que 6 rolamentos, mais precisamente 6.125.

As Vermelhas por sua vez, com suas duas pedras na casa 3 têm 30 pontos até alcançar a extremidade anterior do seu bordo interno, justamente a casa 19, representando esta incumbência 3,75 rolamentos (um pouco menos do que 4 rolamentos).

Logo, a posição não é de gamão e antes de rolar as Azuis resolvem colocar o dado de dobre.

Vamos ver o raciocínio que levou as Azuis a colocar o dado de dobre e não jogar por um gamão:

Toma-se das pedras que se acham atrás e calcula-se o número de pontos que precisa para alcançar a extremidade anterior do seu bordo interno e divide-se esse número por 8 (que é a média dos rolamentos – mais precisamente 8,16 aproximados para 8).

Da mesma forma, verifica-se o número de pontos do jogador que já está comendo ou prestes a comer como é o caso acima e igualmente divide-se esse número por 8.

Se o número de pontos do jogador que estiver comendo for maior que aquele do jogador que está atrás, a ação do dado de dobre é dobrar/passar.

Se for menor, deve-se jogar por um gamão, não querendo dizer com isto que o gamão esteja assegurado. 

Aliás, diga-se de passagem que, muito dificilmente um jogador com uma ou até duas pedras atrás toma gamão, mesmo estando primado na casa 1. Se fosse o caso (duas pedras na casa 1) os pontos a alcançar a casa 19 seriam 34 que, divididos por 8 resultariam em 4,2 rolamentos, ainda inferior a 6.125 vistos na posição estudada.

Já a partir de 3 pedras primadas em 1, as possibilidades de gamão são extraordinárias. No caso, essas três pedras somariam 51 pontos que divididos por 8 resultariam em 6,37 já superior a 6.125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário