terça-feira, 6 de maio de 2014

CONTAGEM DE CROSSOVERS

Crossover é uma palavra inglesa e significa cruzamento. No gamão cruzamento significa cruzar, transpassar uma pedra de um quadrante para outro do tabuleiro. Considera-se também como sendo um crossover a reentrada  de uma pedra que estava na barra, como também é um crossover a comida de uma pedra, desde que em ambos os casos, a pedra se deslocou (cruzou) de um determinado lugar para outro.


Geralmente, a contagem dos crossovers se faz necessária em finais de jogos, podendo no entanto, ser usada entre o meio e final de jogo. Vejamos um exemplo de como se pratica essa contagem:

Azuis deveriam dobrar? Vermelhas deveriam aceitar?

Na posição acima, as Vermelhas já comeram 10 pedras e Azuis apenas 2. As Vermelhas estão com uma pedra na barra contra um bordo azul totalmente fechado. Jogam as Vermelhas. Deveriam dobrar?

Antes que o façam, deveriam contar o número de crossovers de cada lado. As Azuis têm 13 pedras no seu bordo interno e assim elas vão precisar de 13 crossovers para comer todas essas pedras., isto é, deverão transpassar as 13 pedras do referido bordo para fora. Já as Vermelhas vão precisar de 5 crossovers até comer sua pedra que se acha na barra. (1 para entrar – 1 para cruzar do bordo interno do adversário para o bordo externo desse mesmo adversário; 1 para cruzar do bordo externo adversário para seu próprio bordo externo; 1 para cruzar desse bordo externo para seu próprio bordo interno e, finalmente, 1 para comer a referida pedra, cruzando-a do próprio tabuleiro para fora de jogo). Além disso, terão mais 4 crossovers para comer suas 4 pedras em 24 num total, portanto, de 9 crossovers.

Resumindo tudo, Vermelhas têm 13 crossovers a fazer e Azuis apenas 9. Logo, as Vermelhas se acham em desvantagem de 4 crossovers e não devem dobrar e se o fizerem as Azuis deveriam aceitar.
Ilustremos a questão com mais um exemplo afim de que fique bem clara essa contagem:

Azuis deveriam dobrar? Brancas deveriam pegar?

Aqui Azuis comeram duas pedras e Vermelhas quatro, contudo, Vermelhas têm ainda uma pedra na casa 11. Essa pedra tem que realizar três crossovers até ser comida (1 até seu bordo externo; 1 até seu bordo interno e mais 1 para ser comida, mais 10 crossovers de suas 10 pedras existentes no seu bordo interno num total de 13 crossovers.

No caso, das Azuis, suas 13 pedras no seu bordo interno representam igualmente 13 crossovers. Em casos tais, quando o número de crossovers é igual, a correta ação do dado é dobrar/pegar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário