Crossover é uma palavra inglesa e
significa cruzamento. No gamão cruzamento significa cruzar, transpassar uma
pedra de um quadrante para outro do tabuleiro. Considera-se também como sendo
um crossover a reentrada de uma pedra
que estava na barra, como também é um crossover a comida de uma pedra, desde
que em ambos os casos, a pedra se deslocou (cruzou) de um determinado lugar
para outro.
Geralmente, a contagem dos
crossovers se faz necessária em finais de jogos, podendo no entanto, ser usada
entre o meio e final de jogo. Vejamos um exemplo de como se pratica essa
contagem:
Azuis deveriam
dobrar? Vermelhas deveriam aceitar?
Na posição acima, as Vermelhas já
comeram 10 pedras e Azuis apenas 2. As Vermelhas estão com uma pedra na barra
contra um bordo azul totalmente fechado. Jogam as Vermelhas. Deveriam dobrar?
Antes que o façam, deveriam
contar o número de crossovers de cada lado. As Azuis têm 13 pedras no seu bordo
interno e assim elas vão precisar de 13 crossovers para comer todas essas
pedras., isto é, deverão transpassar as 13 pedras do referido bordo para fora.
Já as Vermelhas vão precisar de 5 crossovers até comer sua pedra que se acha na
barra. (1 para entrar – 1 para cruzar do bordo interno do adversário para o
bordo externo desse mesmo adversário; 1 para cruzar do bordo externo adversário
para seu próprio bordo externo; 1 para cruzar desse bordo externo para seu
próprio bordo interno e, finalmente, 1 para comer a referida pedra, cruzando-a
do próprio tabuleiro para fora de jogo). Além disso, terão mais 4 crossovers
para comer suas 4 pedras em 24 num total, portanto, de 9 crossovers.
Resumindo tudo, Vermelhas têm 13
crossovers a fazer e Azuis apenas 9. Logo, as Vermelhas se acham em desvantagem
de 4 crossovers e não devem dobrar e se o fizerem as Azuis deveriam aceitar.
Ilustremos a questão com mais um
exemplo afim de que fique bem clara essa contagem:
Azuis deveriam
dobrar? Brancas deveriam pegar?
Aqui Azuis comeram duas pedras e Vermelhas quatro, contudo,
Vermelhas têm ainda uma pedra na casa 11. Essa pedra tem que realizar três
crossovers até ser comida (1 até seu bordo externo; 1 até seu bordo interno e
mais 1 para ser comida, mais 10 crossovers de suas 10 pedras existentes no seu
bordo interno num total de 13 crossovers.
No caso, das Azuis, suas 13 pedras no seu bordo interno
representam igualmente 13 crossovers. Em casos tais, quando o número de
crossovers é igual, a correta ação do dado é dobrar/pegar.
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