terça-feira, 29 de abril de 2014

CONTAGEM DE TIMING

É de todos sabido a contagem de pontos de todas as pedras com a finalidade de saber quem está na frente de um jogo de gamão. A principal finalidade dessa contagem é a decisão de colocar ou não o dado de dobre em ação.

Há, entretanto, outras contagens que o jogo permite fazer, a maioria delas com a mesma finalidade de dobrar ou não.

Vamos analisar cada uma dessas contagens “extras”, podemos assim chamar.

CONTAGEM DE TIMING


A contagem de timing é a contagem de todas as pedras de acordo com suas respectivas posições, menos os “runners”.  Os “runners” são as pedras presas atrás de um prime.


Ambos os jogadores estão com seus “runners” atrás de um prime. As azuis aparantemente estariam melhores, desde que dois rolamentos iguais de 6x2 permitirão o escape de suas pedras em 24. Claro que existe esta possibilidade, apesar de remota. Um 6x2 representa 5.55%. Outro 6x2 a seguir é possível, mas as chances são ainda mais difíceis.

Mas estamos esquecendo que entre um rolamento e outro as “vermelhas” precisam também jogar e poderão complicar ainda mais a posição azul. Por outro lado, em não obtendo os dois pretendidos 6x2, as azuis terão que movimentar as pedras que se encontram entre os seus bordos externos e internos, desfazendo seu prime ou até expondo uma ou mais pedras. Aí é que reside o problema.

Mas vamos à realidade: em casos tais, o que vale é a contagem do timing de cada jogador:

AZUIS: 2x07 = 14                                                VERMELHAS: 1x13= 13
             2x06 = 12                                                                          2x08= 16
             3x05 = 15                                                                          3x07= 21
             2x04 = 08                                                                          3x06= 18
             2x03=  06                                                                          2x05= 10
             2x02 = 04  Total: 59 pontos                                           2x04= 08 Total: 86 pontos
         
Tudo isto significa que o timing das vermelhas é bem melhor que o das azuis. Logo, está melhor o jogador que estiver com maior número de pontos, diferentemente da contagem.

Contudo, esta situação de jogo é determinante na colocação do dado de dobre? Não é! Tanto isso é verdade que na análise por computador da situação de jogo, a ação do dado de dobre é “não dobrar/Pegar”, ou seja, muita coisa ainda pode acontecer. Por enquanto, na corrida, quem está melhor é o jogador com menor número de pontos. Estamos diante apenas de um indicativo importante que é a contagem de timing. Calma!

(Na próxima postagem veremos a contagem de prime)


Nenhum comentário:

Postar um comentário