terça-feira, 20 de março de 2012

NOVAS POSIÇÕES DE ÚLTIMO ROLAMENTO

Na postagem anterior a coisa foi complicada. As posições apresentadas pediram uma série de cálculos para explicar melhor a movimentação dos jogadores e como dissemos, é totalmente impossível a realização de todos aqueles cálculos durante uma partida. Demandaria muito tempo que não seria aceito nem pelo adversário, nem pela direção dos torneios. Então, foi sugerido que todas as posições de jogo que gerarem dúvida em qualquer nível técnico, sejam anotadas em separado para estudo posterior em casa, de preferência com a ajuda de um programa de computador.
A coisa vai ser mais suave hoje. Claro que continua havendo cálculos, mas dentro de uma razoabilidade de tempo.
Continuamos tratando de posições de último rolamento. A primeira de hoje é a que segue:

Vermelhas jogam. Deveriam dobrar? Brancas deveriam aceita?
Aparentemente na posição acima as Vermelhas deveriam dobrar, contudo, na realidade, elas só têm 72% de chances de vitória, pois todas as não dobradas com o numero 1 (2x1 – 3x1 – 4x15x1 e 6x1), num total de 10 probabilidades, perdem o jogo (26/36=72%).
Abaixo de 75% recomendados, sugere que as Vermelhas deveriam se abster de dobrar.


No caso vermelhas jogam ou rolam. Deveriam dobrar e se o fizer, Azuis deveriam passar?
Quando somente um rolamento restar no jogo, decidir se devemos dobrar ou não é, mais uma vez, uma questão de contagem. Se a maioria dos seus rolamentos come suas pedras, você é o favorito e deveria dobrar.
Às vezes ou quase sempre, é mais fácil contar os rolamentos que falham ao comer e subtrair a resposta por 36. Aqui Vermelhas em comer ambas as pedras com qualquer rolamento que contem 1 ( como já se sabe, existem 11 rolamentos com 1, mais o 3x2 para um total de 13 rolamentos que falham.
Isso significa que Vermelhas têm 23 rolamentos que comem suas duas pedras. Consequentemente, Vermelhas com os parâmetros 23 e 13 a seu favor, são favoritas para ganhar.Deveriam, então, dobrar? E as Azuis deveriam pegar? Isso vai depender SS elas tiverem mais do que 25% de chances de vitória. Desde que 25% e 36 são 9, Azuis deveriam pegar se Vermelhas têm 9 ou mais falhas. E em tendo 13, as Azuis se acham perfeitamente à vontade para pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário