sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vamos analizar uma colocação de dado de dobre de uma partida realizada entre Jelly-Fishs. Têm ótimas informações.
Ela se iniciou assim:



É sempre interessante analisar essa saída.Não vamos perder a oportunidade. Uma boa quantidade de jogadores fecha a casa 2 com 8-2\6-2, mas reparem que o programa classifica esta jogada como a 4ª melhor, ou melhor dizendo, a 4ª pior. Apesar de fechar uma casa no seu bordo interno, é uma casa muito profunda, causando certa inutilidade para essas duas pedras que, praticamente, estarão fora da luta que se inicia. A segunda melhor é bastante interessante e, ultimamente, temos visto grandes jogadores fazê-la. Desloca uma das pedras de 24 até a casa 18 e splita outra do aglomerado de 13 até a casa 9. A colocação de pedras descobertas em casas fortes (18) é muito comum hoje em dia.
E a certa altura do jogo a situação posicional estava assim:

Nesse instante as Azuis resolveram colocar o dado de dobre:

Vamos tentar analisar como raciocinou para chegar a esta decisão. Primeiro, estão na frente da corrida (149 contra 189 das Vermelhas); têm duas casas fechadas em seu bordo interno; as Vermelhas têm uma pedra na barra; o “escape” de suas pedras está bem facilitado.
A oportunidade é excelente para analisarmos a colocação do dado de dobre pelo sistema PESCAR.
P – Prime – Praticamente, não há prime – O ponto
E
S Escape – 5 pontos
C – Casas - 5 pontos TOTAL= 17+ 50 = 67%
R - Corrida - 7 pontos

Já o computador apontou quadro parecido. É o que estamos vendo acima. Apenas uma vantagem de 64.5 contra 35.5. Recomenda não dobrar e caso dobre\pegar.
Ao final, a partida foi ganha pelas Vermelhas após uma série sensacional de dobradas.
Teria sido previstas pela máquina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário