segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AVALIAÇÕES INDEPENDENTES PARA AÇÃO DE DOBRAR

Temos enfatizado diversas vezes que a colocação do dado de dobre deve obedecer a uma série de fatores posicionais tais como prime, escape, casas fechadas no bordo interno próprio, ameaças da posição e corrida. Tentamos simplificar o entendimento desses fatores com a reunião das primeiras letras de cada fator do que resultou a palavra PESCAR:
P – Prime
Es – Escape
C – casas fechadas no bordo interno próprio
A – Ameaça
R – Corrida em inglês
Há, entretanto, as chamadas avaliações independentes que são aquelas que independem da junção dos fatores acima. Por si só, as avaliações independentes podem determinar a ação do dado de dobre.
A primeira delas é a corrida. Apenas a corrida. Quando um ou os dois jogadores não tenham mais contato, estamos na chamada “pura corrida”e aquele jogador que tiver menor número de pontos de todas as suas pedras numa determinada posição, estará a frente do jogo.
Vejamos o seguinte exemplo:

A posição acima mostras uma situação de pura corrida. Os dois jogadores não terão mais contato entre si. Cada uma por si. As Vermelhas estão com 100 pontos e as Azuis com 110, uma diferença a menos para as Vermelhas de precisos 10 pontos.
Essa vantagem não significa rigorosamente que o jogador que está com menos pontos, já possa colocar o dado de dobre. Porque? Existe uma regra para casos tais de uma corrida de nível médio\alto. É a seguinte: se o lado que vai rolar estiver na frente pelo menos com 8% de vantagem, ele tem uma dobrada inicial e seu oponente tem uma pegada. Se essa frente for de 9%, ela tem uma redobrada e seu oponente tem ainda uma pegada. Se a frente for, entretanto, de 12% ele tem uma dobrada e o oponente deverá passar.
No caso acima, as Vermelhas estão com 10% de frente (10:100). Pela regra, portanto, Vermelhas podem dobrar e as Azuis deveriam pegar.
Agora, vamos a outro exemplo:

A posição acima tem certa semelhança com a situação anterior, mas a contagem de pontos agora é Vermelhas 100 e Azuis 113, uma diferença de 13 pontos, ou seja, 13%. Consequentemene, pela regra, Vermelhas deveriam dobrar e Azuis deveriam passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário