segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CROSSOVERS

Outra avaliação independente das mais interessantes é o chamado “crossover”, palavra inglesa que significa cruzamento.
Geralmente, os crossovers se dão nos estágios finais do jogo, quando um ou nos dois jogadores já tenham comido parte de suas pedras.
Trata-se de “cruzar” uma ou mais pedras de outros bordos até o bordo interno próprio, com vistas a começar o processo de retirada das pedras.
Vamos ao primeiro exemplo:
Na posição acima, As Vermelhas têm 65 pontos e as Azuis 72, uma diferença a menos em favor das Vermelhas de 5 pontoas que, em termos proporcionais, significa 7.69% (5:65=7.69). Isto quer dizer que a ação do dado é não dobrar\pegar, abaixo, portanto, do limite mínimo de 8%.
Contudo, precisamos considerar que as Vermelhas precisam de apenas um “crossover” até que todas as suas pedras estejam aptas para começar o processo de retirada de suas pedras. Enquanto isto, as Azuis precisam de 4 crossovers para o mesmo objetivo. (A pedra em 11 terá que cruzar até seu bordo externo e em seguida, desse bordo até o seu bordo interno – 2 cruzamentos; e suas pedras em 16 e 18 terão de fazer um crossover cada qual até seu bordo interno- portanto, 4 crossovers.)
Certamente, quando as pedras Azuis conseguirem cruzar todas as suas pedras até seu bordo interno, as Vermelhas já terão comido 3 ou 4 pedras. Isso representa um aumento da liderança vermelha de 7 para 11 ou 12 pontos (16.92% e 18.46%), mais do que suficiente para uma grande dobrada e, igualmente, uma grande passada. Chega a ser incrível! Antes desta avaliação independente, era inimaginável colocar o dado, não é verdade?
O que vimos acima nos leva a uma reflexão muito séria no jogo do gamão moderno onde o dado de dobre modificou muita coisa. Trata-se da posse do rolamento antes de dobrar.
Geralmente, a maioria dos jogadores na avaliação de uma corrida, não considera os pontos que advirão de frente após o rolamento que antecede a colocação do dado de dobre. Simplesmente, soma os pontos de cada lado, considerando apenas a posição do ou no momento da colocação do dado.
O certo, contudo, é computar o valor médio de todos os rolamentos 8.16 (arredondados para 8) e abater esse valor da soma então encontrada. Façamos um exemplo:

Na posição acima, as Vermelhas estão na frente da corrida por uma diferença de apenas 5 pontos (94-85=5). Essa diferença em termos percentuais significa 5.88% (5:85=5.88%) e, de acordo com a regra as pretas não deveriam dobrar (menos de 8%). Contudo, se considerarmos que após seu rolamento as Vermelhas poderão aumentar essa diferença para, pelo menos 8 pontos, considerando o valor numérico de um rolamento de dois dados que é o ponto 2x1. E em sendo assim, a ação do dado de dobre se modificaria para dobrar\pegar, desde que 8 pontos de vantagem representa um percentual 9.41%, acima portanto do limite de 8% recomendados para dobrar e até de redobrar (limite de 9%)
Considerando ainda a possibilidade de se alcançar 8 pontos, que é a média de todos os rolamentos, a diferença nesse caso aumentaria para 13 pontos ou seja 14.60% com a ação do dado de dobre de dobrar\passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário