Geralmente, os crossovers se dão nos estágios finais do jogo, quando um ou nos dois jogadores já tenham comido parte de suas pedras.
Trata-se de “cruzar” uma ou mais pedras de outros bordos até o bordo interno próprio, com vistas a começar o processo de retirada das pedras.
Vamos ao primeiro exemplo:

Contudo, precisamos considerar que as Vermelhas precisam de apenas um “crossover” até que todas as suas pedras estejam aptas para começar o processo de retirada de suas pedras. Enquanto isto, as Azuis precisam de 4 crossovers para o mesmo objetivo. (A pedra em 11 terá que cruzar até seu bordo externo e em seguida, desse bordo até o seu bordo interno – 2 cruzamentos; e suas pedras em 16 e 18 terão de fazer um crossover cada qual até seu bordo interno- portanto, 4 crossovers.)
Certamente, quando as pedras Azuis conseguirem cruzar todas as suas pedras até seu bordo interno, as Vermelhas já terão comido 3 ou 4 pedras. Isso representa um aumento da liderança vermelha de 7 para 11 ou 12 pontos (16.92% e 18.46%), mais do que suficiente para uma grande dobrada e, igualmente, uma grande passada. Chega a ser incrível! Antes desta avaliação independente, era inimaginável colocar o dado, não é verdade?
O que vimos acima nos leva a uma reflexão muito séria no jogo do gamão moderno onde o dado de dobre modificou muita coisa. Trata-se da posse do rolamento antes de dobrar.
Geralmente, a maioria dos jogadores na avaliação de uma corrida, não considera os pontos que advirão de frente após o rolamento que antecede a colocação do dado de dobre. Simplesmente, soma os pontos de cada lado, considerando apenas a posição do ou no momento da colocação do dado.
O certo, contudo, é computar o valor médio de todos os rolamentos 8.16 (arredondados para 8) e abater esse valor da soma então encontrada. Façamos um exemplo:

Na posição acima, as Vermelhas estão na frente da corrida por uma diferença de apenas 5 pontos (94-85=5). Essa diferença em termos percentuais significa 5.88% (5:85=5.88%) e, de acordo com a regra as pretas não deveriam dobrar (menos de 8%). Contudo, se considerarmos que após seu rolamento as Vermelhas poderão aumentar essa diferença para, pelo menos 8 pontos, considerando o valor numérico de um rolamento de dois dados que é o ponto 2x1. E em sendo assim, a ação do dado de dobre se modificaria para dobrar\pegar, desde que 8 pontos de vantagem representa um percentual 9.41%, acima portanto do limite de 8% recomendados para dobrar e até de redobrar (limite de 9%)
Considerando ainda a possibilidade de se alcançar 8 pontos, que é a média de todos os rolamentos, a diferença nesse caso aumentaria para 13 pontos ou seja 14.60% com a ação do dado de dobre de dobrar\passar.
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