quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

INSTANTANEOS DO GAMÃO DA BAHIA

De hoje em diante, vamos reviver os grandes momentos que o gamão da Bahia já passou e quem vos escreve participou da maioria deles.
Por exemplo, há um momento tanto hilariante quanto significativo, vivido por muitos no excelente bar da Barra – Habeas Copos. É a história do primeiro gamão de pasta de Salvador, gamão este pertencente ao nosso amigo Antônio Sampaio.

O gamão de pasta, também conhecido como gamão de estojo, é uma espécie de pasta tipo 007, que, internamente tem o campo de jogo todo forrado com uma especie de veludo. Apresenta a vantagem de guardar num só local as pedras, dados e bogs. Absolutamente cômodo e alinhado.
Já os antigos gamões eram feitos numa só tábua, daí o nome, tabuleiro, sendo que as pedras, dados e bogs eram guardados numa sacola. Absolutamente incômodo.
Não se nega que existiram belos tabuleiros, muitos até de jacarandá e com desenhos como se vê acima.
Em verdade, o gamão de Sampaio apesar de ser uma pasta, mesmo um estojo, era todo em madeira. Por dentro e por fora. Fazia o maior barulho quando se jogava os dados ou se movimentava as pedras. Ele como que falava, ou melhor, gritava, gemia.
Quando Álvaro Sávio (Presidente da Associação Brasileira de Gamão) veio à Bahia, à convite da Associação Baiana de Gamão que reunia todos os jogadores da Bahia, trouxe consigo um gamão de pasta, ou melhor dizendo, um estojo todo de couro e o espaço interno revestido de veludo (para não fazer barulho no arremesso dos dados e deslocação das pedras) causou um grande impacto e admiração

ALGO ASSIM




No momento que o referido senhor abriu o estojo numa mesa interna do Habeas, Sampaio foi até a sua mesa na parte externa do bar; pegou o gamão todo feito em madeira e o atiçou no meio da rua.Foi pedra para todos os lados. Achamos que ele teria dito em voz alta: “ isto não é gamão. Isto é uma vergonha”!
Claro que após a demoonstração do Álvaro, o grupo se cotizou e comprou o belo tabuleiro.
Desse dia em diante, o gamão da Bahia nunca mais foi o mesmo, tanto téncnamente quanto visualmente. Ficou forte e charmoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário