quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DIA DO RISO – UMA HISTÓRIA DE GAMONISTA


Pouca gente sabe que hoje é o Dia do Riso. É. Também existe esse dia e respeitando a data, nada melhor que contarmos um fato hilariante acontecido no gamão da Bahia.
Há uns 15 anos atrás, o grupo do gamão era muito grande em Salvador, algo em torno de 100 jogadores ativos, desde que participantes de diversos torneios que se realizavam naquela época.
Muitos deles reuniam-se todas as noites nas dependências do Habeas-Copus na Barra; depois passaram para o chamado Bar do Salomão e, em seguida, para o bar de Alex, um argentino, gente boa, ali perto. Apesar de todos esses locais terem sido ótimos, sempre se estava buscando outros espaços para se jogar. Onde tinha gamão o grupo ia atrás!
Em determinado dia, alguém informou que soube que um determinado bar na entrada pela Avenida ACM do Horto Florestal, estava realizando um torneio todas às segundas feiras com os freqüentadores desse referido bar e, mais “importante” estava premiando o vencedor com uma garrafa de uísque.
Ai alguém entrou em contato com o proprietário do referido estabelecimento e perguntou se o pessoal da Barra poderia participar desses torneios?
Claro que pode, respondeu o proprietário. Todos que aqui chegam são consumidores. Faço esse torneio para atraí—los. Vocês serão bem vindos. Não há nenhuma descriminação.
Aí o grupo foi em peso. Uns dez, inicialmentem depois quinze, vinte. O proprietário estava radiante. O consumo aumentou repentinamente. Dez pessoas bebendo e comendo. Que ótimo!
Mas aí aconteceu um problema técnico. O grupo da Barra começou a ganhar todos os torneios (era bem mais forte) e, consequentemente, a respectiva garrafa de uísque, que era ali mesmo consumida.
Em conseqüência, os antigos e tradicionais freqüentadores, deixaram de aparecer no bar, não somente no dia do torneio, como em dias normais. Não ficaram satisfeitos. Aconteceu uma perigosa inversão de freqüência, até de valores. O bar ganhava bem nos dias de torneio com a presença dos gamonistas da Barra, mas perdia no restante dos dias. Resultado: primeiro, foi suspensa a premiação do uísque e, em seguida, a realização dos próprios torneios.
A vida é assim mesmo. Só dando muita rizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário