sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FLAGRANTE DE JOGO



O dado está em 2 colocado que foi pelas Pretas. Agora é o momento das Brancas rolarem. Antes disso deveriam redobrar em 4 ou jogar?

A situação acima é de plena corrida sem mais contato entre pedras adversárias. As Brancas estão na frente dessa corrida desde que estão com 48 pontos contra 55 das Pretas, ou seja, uma diferença de 7 pontos ou 14.58%.

Em casos tais quando se tem uma frente igual ou superior a 10% a ação do dado de dobre se faz necessária. Mas o caso acima é redobre. O risco é maior. Mas, como elas estão com 14.58% de frente, resolvem redobrar. Estivessem com apenas 10% e talvez devesse aguardar um pouco segundo certos autores. Acham eles que, em casos de redobre, a vantagem deva ser superior a 10%.

Também é necessário levar em consideração as posições de “comida” das pedras de ambos os lados. As Pretas levam acentuada desvantagem entre as casas 19 a 21 onde possuem 10 pedras contra apenas 7 das Brancas nas casas correspondentes (6 a 4). Precisam tirar muitos pontos altos.

Por outro lado as Brancas estão com 7 pedras entre as casas 3, 2 e 1, enquanto as Pretas têm apenas duas pedras nas casas correspondentes (22,23 e 24). O que representa isto? Simplesmente que os pontos altos das Brancas não serão de tanta valia na comida dessas pedras, isto é, serão usados para comer pedras em casas baixas. Não deixa de ser uma desvantagem.

Ainda precisa ser levado em consideração que as Pretas já comeram 3 pedras e as Brancas apenas uma.

Para dirimir estas e outras dúvidas, recorramos a Jelly-Fish e vejamos o que ele faria:


Jelly-Fish aceitou o dado em 4, conforme se vê acima. O fator corrida não foi bastante para ele não aceitar este dado. Os outros fatores foram mais importantes, conforme se previu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário