sábado, 11 de dezembro de 2010

FLAGRANTE DE JOGO



A posição acima costuma acontecer de vez em quando ou assemelhada. Os dois jogadores estão bem próximos na contagem de pontos – uma ligeira vantagem para as brancas (3 pontos). Em situações tais é necessário proceder a uma avaliação dos fatores de domínio. Façamo-lo pelo sistema PESCAR:
Prime – As Brancas se não têm um prime seqüenciado, digamos assim, possui uma formação de casas fechadas à frente das pedras Pretas situadas em 5 que também pode ser considerado um prime. Nessas condições, 7 pontos para as Brancas.
Escape – As Brancas não têm mais pedras no bordo interno das Pretas. Estas sim! 10 pontos para as Brancas.
Casas – As Pretas têm três casas fechadas em seu bordo interno com iminência de fechar facilmente mais duas. As Brancas só tem duas. 10 pontos para as Pretas.
Ameaças – Não há ameaças à vista para ambos os lados. Poder-se-ia considerar a possibilidade de uma dobradas de 6x6 para as Pretas com escape vitorioso de suas pedras em 5, mas não se constitui uma expressão numérica.
Corrida – A vantagem das Brancas de 3 pontos é insignificante (3 pontos). De qualquer maneira é uma frente que pode ser dosada como sendo 5 pontos.
Resultado – Brancas: 7 de Prime+10 de escape+5 de corrida – Total: 22 pontos
Pretas : 10 de Casas
DIFERENÇA: 12 PONTOS Á FAVOR DAS BRANCAS
50+12=62
CONCLUSÃO: NÃO DOBRAR-PEGAR
Levamos a posição ao programa Jelly-Fish para análise. O mesmo concluiu:



Confirmadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário