domingo, 15 de novembro de 2009

DOBRADA EM FUNÇÃO DO ESCORE


Às vezes o escore da partida nos impõe realizar uma dobrada que, pela sua característica, independe dos demais fatores posicionais.

São três os casos a tratar: primeiro deles quando o escore estiver em 5 pontos contra 0, 1 e 2 pontos, entre dois adversários numa partida de 7 pontos.

Na sua vez de jogar, o jogador que estiver atrás, deverá dobrar logo no inicio da partida.

Esse procedimento se explica pela seguinte razão: ao início da partida, os dois jogadores têm uma chance de vitória de 50% cada, como já foi visto. Se um determinado jogador alcançar o escore de 6x0 numa partida de 7 pontos, as chances de vitória do jogador que está perdendo é de, respectivamente, 20% num escore de 6x0 – 24% num escore de 6x1 e de 28% num escore de 6x2.

Logo, os 50% ao início da partida, é bastante superior às chances de vitória dos três casos vistos acima (20% - 24% e 28%).

O segundo caso é como se fosse uma derivação do primeiro, só que de relação ao jogador que está na frente da partida com gloriosos 5 pontos.
A não ser que tenha uma vantagem posicional esmagadora, absolutamente irreversível, não deverá dobrar.

A questão é a seguinte: ele está prestes a fazer 6 pontos e como tal, passa a ter uma vantagem de 80%, 76% ,72% e 67% nos casos respectivos dos escores 6x0 – 6x1 -6x2 e 6x3.
Logo, porque arriscar receber de volta o dado em 4 e, nos casos de uma partida com o escore em 5x3, perdê-la fragorosamente. Seria um desastre! Mesmo num escore de 5x0 o adversário redobrando para 4, aproximar-se-ia perigosamente no placar e poderia ganhar.

Consequentemente, como já se deduz, o jogador que estiver atrás no placar nessas condições de dobre, deverá sempre aceitar o dado e redobrar logo em seguida.

O terceiro caso, muito importante, mas às vezes incompreendido por grande número de jogadores, é aquele de quando o placar se encontra em 6x1 numa partida de 7 pontos, já o adversário podendo dobrar. O certo é passar quando o dado for colocado.

Como se explica: quando o dado é rejeitado, o placar vai automaticamente para 6x2. Aí, ele favorito, tem ainda uma segunda partida naturalmente dobrada em 2; uma terceira partida dobrada em 2 e uma quarta partida e última partida sem dado.

São três (3) as chances de o favorito fazer os 7 pontos, isto é, ganhar o encontro.

Admitamos por outro lado que o favorito pegue o dado em 2 na primeira oportunidade. Se perder o escore vai para 6x3. Em seguida, diante de uma nova dobrada, esse escore poderá ir para 6x5 e a próxima partida será absolutamente decisiva, desde que, quem está atrás deverá colocar o dado.

Consequentemente, o número de chances que eram três, passa para duas. Claro!

Temos ouvido duas sérias e falsas argumentações daquele que não aceitam o conselho de pegar o dado com chances do placar ficar ímpar: primeira delas chega a ser machista: “eu sou homem de entregar 1 ponto a ninguém”.
Este não entrega 1 ponto, mas entrega a partida!

O outro argumento é aquele de que, quando o favorito sai bem na partida, jamais deva entregar 1 ponto. O “sai bem” neste caso são aqueles famosos pontos 3x1, 4x2 e 6x1, na ordem de importância.

Em verdade, a partida só está começando e ninguém pode garantir que esses rolamentos irão assegurar a vitória. Jamais! Muita coisa está ainda por acontecer, inclusive a sua derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário