domingo, 15 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO DE POSIÇÕES SIMÉTRICAS

CONCEITO

Em finais de jogo com somente 25 a 30 pontos para ambos os lados (englobado), o lado que tiver a vantagem do rolamento deveria dobrar e o outro lado aceitar”.

Pretas jogam. Deveriam dobrar? E Brancas deveriam aceitar?
Na posição acima, ambos os lados têm 15 pontos na contagem de pontos. Perfaz um total de 30 pontos.

Segundo o conceito acima as Pretas deveriam dobrar e as Brancas aceitar.

Compreendem-se perfeitamente as razões do dobre das Pretas, mas de relação as Brancas o porquê de aceitar um dado deste?

Elas partem da análise de que ainda existem três rolamentos. Num desses três rolamentos Pretas podem falhar, enquanto elas próprias, Brancas, poderão obter dois bons rolamentos.
Pretas jogam. Deveriam dobrar? E Brancas deveriam aceitar?

Acima, temos também uma posição simétrica, mas aqui a contagem de pontos dos dois lados é de 39 a 39. Estamos no limiar dos 40 pontos. Muito acima do limite de 30 pontos do conceito acima. Logo, as Pretas não deveriam dobrar.

Rigorosamente, a posição acima não é simétrica. As Pretas estão posicionadas em duplas de pedras nas casas 6,5,4 e 3 e as Brancas com duas pedras na sua respectiva casa 6 e três pedras nas suas respectivas casas 5 e 4. Ambos os contendores têm, portanto, 8 pedras. Daí talvez a confusão que pode ocasionar entre simetria e contagem de pontos.

No caso, trata-se apenas de uma posição de pequena corrida com reduzida frente de 3 pontos em favor das Pretas com 36 pontos e as Brancas com 39.

Neste caso, deve-se aplicar a regra "tradicional", isto é, se a frente é de 8.33% (3/36=8.33%) as Pretas podem dobrar e as Brancas têm uma boa pegada.

Porque de “uma boa pegada”? Rigorosamente as Pretas deveriam dobrar se tivesse algo muito perto dos 10% para uma corrida curta. Mas, no caso faltam 1.67%. É perto? É longe?

Os teóricos do gamão acham que é perto e aconselham dobrar. É aquela tendência de reduzir os limites de dobrar e pegar a partir das revisões conceituais que os computadores estão ajudando a fazer.

No caso presente, a posição foi colocada no computador e o programa aconselhou dobrar/pegar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário