terça-feira, 3 de novembro de 2009

CROSSOVER- FATOR INDEPENDENTE DE AVALIAÇÃO

Outro fator independente dos demais e que pode determinar a colocação do dado de dobre é chamado de "crossover" (cruzamento).
Geralmente, a avaliação dos crossoveres dá-se nos estágios finais de jogo, quando um ou mesmo os dois jogadores já tenham comido parte de suas pedras. Aquele que tiver igual ou menor número de crossoveres a fazer, deverá dobrar. Quando igual, a ação do dado é dobrar/pegar. Se, entretanto, um dos lados tiver menos crossoveres, a ação do dado é dobrar/passar. Este é o princípio dos crossoveres.

Façamos um exemplo:
No exemplo acima, Pretas já comeram duas pedras e Brancas quatro, contudo as Pretas estão com todas as suas pedras no seu bordo interno, enquanto as Brancas têm ainda uma pedra na casa 11 no bordo externo das Pretas, fruto de uma batida que sofreeu, muito comun de quem joga em back e deixa uma pedra atrás.

No caso as Pretas têm 13 crossoveres (cruzamentos) a fazer ( a comida de todas as suas 13 pedras) e Brancas igualmente têm 13 crossoveres (3 de sua pedra em 11 : um do bordo externo Branco até seu próprio bordo externo; mais um do seu bordo externo até seu bordo interno e ainda mais um do seu bordo interno para fora do tabuleiro, além dos dez crossoveres de todas as suas pedras que se acham no seu bordo intern o, num total de 13 crossoveres).
Neste caso, quando os crossoveres são iguais, a ação do dado é dobrar/pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário