domingo, 1 de novembro de 2009

PURA CORRIDA – PEDRAS EXTRAS

Não é só de buracos que uma posição se enfraquece. Também pedras extras na posição influenciam na contagem de pontos. Vejamos um exemplo:

A contagem das Pretas é 34 e das Brancas 41, uma diferença a favor das Pretas de 7 pontos. Isto significa uma diferença percentual de 20.58% (7/34=20.58%) e, de acordo com a tabela de limite de dobrar, as Pretas deveriam dobrar e as Brancas deveriam passar.
No entanto, as Brancas já comeram 5 pedras e Pretas só 3. Por outro lado, Brancas têm apenas uma pedra na casa do az (24) e Pretas têm duas na correspondente casa 1. Isto significa a existência de pedras extras entre os dois adversários que precisam ser avaliadas. Vejamos como proceder:

1) No caso da diferença de pedras extras comidas, contar-se-á 2 pontos negativos por cada pedra extra existente. Como as Brancas têm duas pedras extras comidas (4 pontos) , a contagem das Pretas se reduz para 3 (7-4=3).
2) Pedras extras na casa do az representam i ponto negativo para cada uma existente. Pretas têm uma pedra a mais na casa do az em relação às Brancas. Logo, diminui-se 1 ponto de sua contagem. Logo 3-1=2.

Nota: a razão dessa diminuição está no fato de que, geralmente, a pedra extra na casa do az, será comida com números altos.

Claro que a posição das Brancas deverá ser também avaliada de relação ao buraco nela existente, mas o processo dessa avaliação já foi devidamente estudado em postagem anterior, o que se torna desnecessário aqui se repetir.

O que se pretendeu com o atual exemplo, foi compreender as avaliações de pedras extras, sumamente importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário