quarta-feira, 4 de novembro de 2009

AVALIAÇÕES INDEPENDENTES

Outro fator independente de avaliação é o número de pedras já comidas. Isso ocorre, geralmente, nos estágios finais do jogo. Diz a regra: “ Você deveria começar a pensar em dobrar quando você já comeu 5 pedras a menos do que seu oponente”.

Há, contudo, nesta regra certa subjetividade perfeitamente percebida quando ela diz “você deveria pensar...” e não positivamente, “você deveria dobrar...”.

Há uma explicação para isto. Existe uma variável a ser considerada. Trata-se das comidas rápidas e lentas. Se a comida for considerada rápida, o jogador poderá dobrar se tiver menos 5 pedras fora do que seu oponente. Se tiver uma comida lenta, precisará de menos 4 pedras fora do que seu oponente.

Vejamos o problema nos seguintes exemplos:
No diagrama acima, Pretas têm 3 pedras fora e Brancas 8. As Pretas estão dentro do limite de 5 pedras recomendas pela regra, mas elas têm uma comida lenta. Por outro lado, no próximo rolamento, muito provavelmente, elas deverão quebrar uma casa e ficar com um buraco e buraco é sempre um problema, como já vimos. Por esta razão não deveriam dobrar.
Agora, a posição das Pretas é mais rápida. Elas têm “spares” em todas as suas casas altas, permitindo uma retirada rápida. Logo, elas têm uma dobrada e as Brancas têm uma pegada.
A fim de facilitar a diferenciação entre posições rápidas e lentas no processo de comida, apresentamos adiante alguns exemplos:









Nenhum comentário:

Postar um comentário