domingo, 22 de novembro de 2009

AVALIAÇÕES INDEPENDENTES - FINAIS DE JOGO 2

No exemplo acima, ambos os jogadores têm 29 pontos, em próximos dos 30 referidos no segundo item da regra sobre corrida. Em casos tais, o jogador que for rolar tem uma dobrada e o oponente tem uma pegada.

O exemplo acima é bastante elucidativo de relação à orientação transmitida no que se refere à contagem de rolamentos positivos e negativos.

Quando somente resta um rolamento, decidir se deve dobrar ou não é uma questão de contar, contar e contar.

Se mais da metade de seus rolamentos come todas as suas pedras, você é o favorito e deveria dobrar. Para realizar essa contagem, é mais fácil contar os rolamentos que não comem e subtrair o resultado de 36. Aqui, as Pretas falham na comida com qualquer rolamento que contenha um 1 (eles são 11), mais o 3x2, para um total de 13 rolamentos falhos.
Isso significa que as Pretas têm 23 rolamentos positivos (36-13=23).
O limite de dobrar é 19, como já foi visto. Deveriam dobrar? E as Brancas deveriam pegar?
Claro! Elas têm 36.11% (13/36=36.11%) de chances de ganhar e o limite de pegar o dado está situado em 25%, ou seja 9 possibilidades (9/36=25).

Se a pedra em 4 estivesse em 5, ainda assim as Pretas teriam 19 rolamentos favoráveis que comeriam suas duas pedras e 17 rolamentos desfavoráveis. As Pretas são favoritas por 52.77%, mas as Brancas estão bem acima do limite de 9 possibilidades para pegar. Pegariam!

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