sábado, 21 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO INDEPENDENTE – FINAIS DE JOGO

Os finais de jogo têm também uma avaliação totalmente independente. É aquele momento quando todas as pedras já estão concentradas em seus respectivos bordos internos.

Vejamos como dirigir a ação do dado de dobre nessas ocasiões.

1 – Numa corrida de 40 pontos ou mais para cada um dos lados, aplica-se a regra tradicional, ou seja, 10% nos casos da primeira dobrada e 12% nas redobradas, isto é, quem estiver com 10% ou 12% a menos na corrida, deva colocar o dado, naturalmente considerando outros fatores.

2 – Em corridas curtas (dentro de 30 pontos para ambos os lados) estando a contagem com o mesmo número de pontos, o jogador que for rolar tem uma dobrada e, na maioria dos casos, o oponente tem uma pegada, a menos que a corrida seja realmente muito curta.

3 – Com um par de pedras, conte o número de rolamentos que de verdade comem suas pedras, antes de dobrar.

Façamos um exemplo:
No exemplo acima, Brancas têm 44 pontos e Pretas 39. Estamos dentro daquela situação de jogo onde os dos concorrentes têm, juntos, quase 80 pontos. A diferença de pontos entre os dois lados é de 5 pontos, os quais, percentualmente,representam uma diferença de 12.82% (5/39).

Pretas deveriam jogar ou dobrar? Dobrar é o procedimento correto, vez que elas estão 12.82% à frente das Brancas no processo de comida e Brancas não tem como pegar esse dado.

Este caso foi levado ao computador e o mesmo apontou uma esmagadora chance de vitória das Pretas na ordem de 80.3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário