terça-feira, 24 de novembro de 2009

POSIÇÕES IMPORTANTES

Após estudarmos os diversos sistemas de avaliação das chances de vitória, parece-nos interessante quanto importante, estudarmos determinadas posições que se repetem com freqüência no jogo, apesar dos milhares de situações posicionais que este jogo proporciona o que poderia tornar inócuo esse trabalho. A idéia, entretanto, é determinar a qualidade de determinadas posições, o que nos dará como que um básico que possa ser aplicado em inúmeras situações de jogo.

Por outro lado, grande número de jogadores não sabe avaliar a força de uma determinada formação, avaliação esta que é um dos pilares para a ação do dado de dobre.
Ele poderá estar diante de uma forte formação e, mesmo assim, relutar na colocação do dado de dobre, ou inversamente, poderá se achar numa posição fraca e colocar o dado indevidamente.

Naturalmente, para que pudéssemos chegar a um denominador comum sobre a qualidade de cada posição com absoluta credibilidade, foi preciso recorrer à programas de computador que analisam essa qualidade em números, mostrando as chances de vitória, a equidade entre os jogadores, isto é, quem está melhor no jogo e a volatilidade, que é a possibilidade de reversão das tendências de vitória.

Para tanto, estamos nos servindo de um grande programa de gamão, o Jelly-Fish que, se não erra, desde que foi programado para não errar, nos passa informações precisas de cálculos difíceis de serem feitos e até mesmo incompreensíveis, como são, por exemplo, os cálculos da volatilidade. Os da equidade, já sabemos ser a soma das chances de vitória de um jogador, mais as possibilidades de dar gamão e back, menos as chances de vitória de dar gamão e back do segundo jogador. De relação as chances de vitória, o programa deve usar critérios parecidos com o que vimos nos sistemas Pescar e Prat, mas revelados instantaneamente.

Uma das maiores dificuldades que se nos apresentou nesse estudo, foi equacionar a análise do computador de relação à posição adversária, desde que, dependendo desta última, a avaliação pode mudar. Por esta razão, sempre que possível, procuramos apresentar a posição adversária de uma mesma forma ou, pelo menos menos, resultante dessa forma.
Nosso estudo começa com uma posição resultante da abertura 3x1 quando, invariavelmente, todo jogador realiza 8-5/6-5, fechando a casa 5, certamente a casa mais importante do gamão. A segunda é a casa 4 e a terceira é a casa 7.

Isto significa o seguinte: com esse rolamento e a posição resultante, as Pretas avançaram 9.2% sobre os 50% iniciais que tinham no começo do jogo, desde que, como se estudou em postagens anteriores, todos os jogos começam, evidentemente, com 50% de chances para cada jogador.

Consequentemente, se as Pretas avançaram 9.2%, tomaram das Brancas esse espaço e elas recuaram para 40.8%.


Graficamente, o quadro é o seguinte:

No primeiro círculo: como se iniciou o jogo. No segundo, como agora ele está.


Uma observação que agora nos recorreu e é muito importante: quando dissemos que “Pretas avançaram 9.2%", não somente queremos dizer que esse jogador avançou sobre a posição inicial do outro, como também e principalmente, aproximou-se do limite de dobrar que está na casa dos 75% ou um pouco menos em determinados casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário