domingo, 25 de outubro de 2009

SISTEMA PRAT DE AVALIAÇÃO POSICIONAL

Vimos o sistema PESCAR usado na avaliação posicional. (P de prime; ES de escapar; C de casas: A de ameaças e R de corrida). Fizemos sua aplicação em determinada posição. Sentimos sua necessidade.
Ele, contudo, não é o único. Existe outro sistema de avaliação que muitos consideram mais prático e mais rápido. Somente isto. Não é o mais seguro! É denominado de PRAT, significando o que segue:
P - POSITITON (Posição)
R – RACE (Corrida)
AT – THREAT (Ameaça)

Em P de posição, estão englobados três fatores do sistema PESCAR, quais sejam, Prime, Escape e Casas Fechadas, uma grande simplificação. De resto R é a corrida e AT são as ameaças que uma determinada posição oferece.

Esta é a análise qualitativa posicional. Para quantificar a vantagem posicional, o sistema sugere que, quando se tenha o domínio de dois fatores, o dado deverá ser colocado e o oponente deverá aceitar. Quando esse domínio for total, isto é, dos três fatores, a ação do dado de dobre é dobrar/passar.

Façamos um exemplo e vejamo-lo na prática:


A princípio, pelo menos visualmente, a posição das Pretas é bem superior à das Brancas, apesar de nenhum dos dois conjuntos terem construído uma casa interna, feito um prime e as Pretas ainda não terem escapado com suas pedras de trás. Contudo, elas estão bem nas casas 9 e 8 com três pedras cada. Uma pedra de cada uma dessas casas poderá ser usada para construção de sua primeira casa interna e se for com batida na casa 5, ainda melhor. É uma ligeira superioridade que não pode ser considerada como vantagem posicional.

(Aqui, fazemos um parêntese para explicar que as pedras de “cada uma dessas casas” são chamadas de build (construtor). Para melhor entendimento, na casa 6 as pretas têm mais 3 builderes. Elas podem ser usadas sem descobrir a casa, deixando-a só com uma pedra).

Prosseguindo, as pretas têm uma boa ameaça com o fechamento e batida na casa 5 do seu bordo interno. Para tanto, precisam rolar um desses pontos: 3x1, 4x1, 4x3, 4x4, 3x3, 2x2 e 1x1. Este panorama de fechamento com batida representa uma possibilidade de 10/36=28%. É muito boa!
Além disso, estão na frente da corrida. Elas têm 141 pontos e as Brancas têm 150 pontos.
(Contagem: Pretas: 1x24= 24; 1x10- 10; 2x13= 26; 3x9= 27; 3x8= 24 e 5x6= 30- Total: 141
Brancas: 2x24=48; 1x20=20; 4x13=52; 3x8=24 e 5x6= 30 – Total: 150)
Então, visto assim, as Pretas têm a seu favor apenas dois fatores do sistema Prat: corrida e ameaça. Consequentemente, a ação do dado é dobrar/pegar.

Mas, estamos praticamente no princípio do jogo e já as Pretas colocam o dado? Exatamente! Esta é uma das vantagens desse sistema. Dá mais ação ao dado de dobre. A partida decorre com mais emoção se o adversário aceitar o dado. Geralmente ele é aceito, justamente porque a partida está se iniciando.

Que tal fazermos uma avaliação e respectiva quantificação posicional dessa mesma posição pelo sistema PESCAR, a fim de verificar o acerto ou não da colocação do dado de dobre com base no sistema Prat.

1) P – Prime – nenhum dos dois jogadores têm um prime. As Pretas têm uma possibilidade de fazer o seu, mas isto será visto no fator ameaça.
2) E – Escape – As Pretas já estão com uma de suas pedras de trás na casa 10, mas ainda não escaparam rigorosamente. De qualquer sorte: 5 pontos para elas.
3) C – Casa – nenhum dos dois jogadores têm casas internas.
4) A – Ameaça – As Pretas têm uma grande ameaça, ou seja, bater a pedra branca descoberta em 5. Ao mesmo tempo, dominar esta importante casa. Além disto, têm boas condições de formar um prime com seus builderes nas casas 9 e 8. Logo, 10 pontos para as Pretas.
5) R – Corrida – As Pretas estão na frente da corrida por 141 a 150, ou seja, 9 pontos de diferença. Não é muita coisa. Somente 6% (9/141=6). O ideal é acima de 10. Mas mesmo assim, 7 pontos para as Pretas.

Computando, as Pretas estão com uma vantagem de 17 pontos que somados aos seus 50 pontos iniciais, lhe dá uma vantagem posicional de apenas 67 %. Não chega nem aos 70% que alguns setores de Gamão já estão usando para dobrar.

Rigorosamente, a ação do dado é ficar onde se encontra e as Pretas rolarem seu próximo ponto. No entanto, pelo sistema Prat encontrou-se uma ação de dobrar/pegar. Haja emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário