domingo, 18 de outubro de 2009

GAMÃO - DADO DE DOBRE - O TABULEIRO



Muitos haverão de estranhar que estejamos começando este trabalho mostrando um tabuleiro de gamão, peça por demais conhecida de todos nós. Acontece, porém, que, o tabuleiro que estamos apresentando acima não é tão simples assim. Ele tem as casas numeradas  o que não é permitido num tabuleiro oficial de jogo.

As pessoas deveriam mentalizá-lo. Vai ser de muita utilidade para quem quer, realmente, jogar um gamão de alta qualidade.

 O jogador posicionado na parte de baixo (pedras brancas) tem a casa 1 lá em cima e a casa 24 aqui em baixo. Já para o jogador do alto, (pedras pretas) a casa 1 está aqui em baixo (a casa 24 do adversário) e a casa 24 é a sua casa 1.


Parece complicado, mas não é, desde que entendamos que o real tabuleiro de jogo não tem estas numerações e cada qual tem a visão que lhe merece, isto é, aquela conforme esteja de um lado ou do outro.

É importante saber fazer a contagem de pontos de todas as pedras dispostas de acordo com a sua posição, no caso, inicial. Posteriormente, em qualquer posição estudada far-se-á a contagem respectiva.

A contagem se faz da seguinte maneira: as duas pedras Brancas da casa 1 contam 48 (2x24=48); as três pedras da casa 13 contam 65 pontos (5x13=65); as três pedras da casa 8 somam 24 pontos (3x8=24) e, finalmente, as 5 pedras da casa 6 contam 30 pontos (5x6=30), perfazendo um total de 167 pontos.

Como as Pretas têm uma posição correspondente, a soma de suas pedras também é 167.

Esse trabalho vai constantemente se referir aos bordos interno e externo de cada jogador. No caso acima do primeiro tabuleiro ( pedras pretas e brancas) o bordo interno das Brancas é o setor onde estão numeradas as casas 19 a 24. Já o bordo interno das Pretas é o bordo onde estão as casas 6 a 1. Já de relação aos bordos externos, o das Brancas é o setor onde estão as casas 13 a 18; já o bordo externo das Pretas, é o setor onde estão as casas 12 a 7.

Indicação da rotação das pedras de cada cor

Um comentário:

  1. Olá Sr. Eduardo.

    Parabéns pelo blog.

    Por favor, corrigir o texto acima "as três pedras da casa 13 contam 65 pontos (5x13=65);" para "as cinco pedras da casa 13 contam 65 pontos (5x13=65);

    ResponderExcluir