quarta-feira, 19 de agosto de 2009

GAMÃO- DADO DE DOBRE - CONSULTAS - LITERATURA

O dado de dobre foi inventado entre 1926 e 1927 em Nova York, provavelmente num dos clubes de xadrez, cartas e gamão daquela cidade, possivelmente o Stuyveso Chess Club, localizado na esquina da Segunda Avenida com a Décima Terceira Avenida. Este clube era frequentado por imigrantes judeus italianos.
No Brasil ele existe, estamos crendo, desde a década de 1960 no Rio de Janeiro. Na Bahia surgiu em 1990 no Habeas Copus, famoso bar no bairro da Barra, por iniciativa de Antônio Sampaio um gaucho já muito baiano.
Após o seu surgimento, o gamão não foi mais o mesmo. Ganhou dinamismo e ciência. Sim! Ciência. Ciência da matemática, desde que ele envolve fortes aspectos das "probalidades estatisticas". No Rio de Janeiro existe o Istituto de Matemática e Estatística e uma de suas disciplinas é o "cálculo das probabilidades".
Diz-se que, após o surgimento do dado de dobre, houve uma debandada geral dos antigos jogadores que não se adaptaram ao dado de dobre. Estavam acostumados a "aguardar" o final do jogo e a redentora dobrada de sena para ganhar o jogo. Tubo bem! É o desejo de todos, mas, na maioria das vezes, tornava o jogo um tanto maçante.
Desde o advento do dado de dobre as coisas são outras. Antes que nosso amigo jogador de antigamente alcançasse a sua redenção com o sextesto de dados, já teria recebido o dado de dobre.
Esse blog vai ajudar aos jogadores de hoje e aqueles de antigamente que quizerem se redimir, a compreender a ação do dado de dobre, isto é, o momento de dobrar, aceitar ou não.
Antes de mais nada, contudo, precisamos fazer uma ressalva. Não é nenhuma louvação. Trata-se apenas de passar uma credibilidade que se faz necessária nom blog como este. É um blog técnico! Ele precisa transmitir confiança e certeza.
Estamos no mundo do gamão há mais de 20 anos. Participamos de dezenas de campeonatos nacionais. Fomos campeões brasileiros de duplas em Porto Seguro, numa das etapas desse certame. Vice no ano seguinte. Nosso parceiro foi o Dr. Aliomar Muritiba, grande jogador de Mairi. Mas não se trata de apenas isto. Fomos Presidente da Associação Baiana de Gamão por mais de 10 anos. Mas ainda não é o bastante para a responsabilidade que estamos assumindo com a comunidade gamonistica do Brasil e de todo o mundo, desde que este blog também será editado em inglês com vistas a outras países.
Durante todos esses anos o autor dedicou-se a estudar a técnica do jogo do gamão e principalmente do dado de dobre. Leu a maioria dos livros publicados nos Estados Unidos. Como era presidente de uma associação, traduziu a maioria deles e distribuiu cópias a muitos associados. Depois disso editou três livros, o último deles denominado "DADO DE DOBRE - UM JOGO DENTRO DE UM JOGO". Considerou como sendo um "ensaio". Na apresentação escreveu: é preciso esclarecer que este ensaio é um condensado do que de mais moderno existe no gamão de todo o mundo. Foram compiladas informações de publicações dos principais autores norte-americanos de gamão, geralmente ex-campeões mundiais. Todos os exemplos e questões técnicas são autênticos e fidedignos, com vista a manter a idéia da teoria de jogo desses autores, absolutamente intacta. Não diriamos tratar-se de uma simples tradução, pois foram realizados diversos ordenamentos e outros procedimentos de organização gráfica. Afirmamos ser mais um ensaio onde se analisa ou uma tese que se sustenta em uma pesquisa exaustiva que levou mais de dois anos para se concretizar e que agora dou, modestamente e com satisfação, ao gamão da Bahia. (dezembro de 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário