terça-feira, 20 de outubro de 2009

FATORES DE AVALIAÇÃO POSICIONAL

 Uma vez que os dois jogadores iniciam o jogo com o mesmo número de pedras e em posições semelhantes ou correspondentes, claro que as chances de vitória de cada um dos jogadores no princípio do jogo são de 50%. É evidente!

Em assim sendo, a representação dessa igualdade pode ser expressa da seguinte forma:



Inicia-se o jogo. Realizam-se diversos movimentos de pedras de um lado e do outro de acordo com a vontade dos dados e, de repente, a situação posicional desse conjunto de movimentos é a seguinte:



Jogam as Vermelhas

Antes de fazê-lo o seu jogador analisa a situação posicional acima. Deveria dobrar agora? Não deveria dobrar? Esperar mais um pouco. São algumas dúvidas que surgem em situações tais.

Para resolver esta situação de dúvida, ele (jogador das pedras vermelhas) analisa a situação posicional desse instante. Como fazê-lo? É o que trataremos na presente postagem.

Cinco são os fatores de avaliação posicional, a saber:

Prime

Escape

Casas

Ameaça

Corrida (Run)

As primeiras letras de cada um dos fatores formam a palavra PESCAR se olhadas de cima para baixo. (exceção da palavra Escape, da qual se usa as duas primeiras letras). Fácil de lembrar no momento do jogo.

Vamos ver o que significa cada um desses fatores de avaliação.

P - PRIME: é uma formação de pedras situada geralmente entre as casas 8 e 2 que dificulta o escape das pedras adversárias situadas no bordo interno.

ES- ESCAPE: é a saída das pedras inicialmente localizadas na última casa do tabuleiro.

C – CASAS: é o número de casas que cada jogador faz ou tem no seu bordo interno.

A – AMEAÇA: todas as situações que ameaçam a estabilidade do adversário.

R - CORRIDA (RUN EM INGLÊS): Maior ou menor número de pontos de todas as pedras de um determinado jogador em relação ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário