sábado, 7 de junho de 2014

GAMÃO MODERNO X GAMÃO ANTIGO - UMA FORMA DE FALAR

O autor desse blog já tem uma idade avançada. Foi do tempo do gamão onde não existia o dado de dobre. Independente da situação de uma partida jogava-se até o último instante na esperança de uma dobrada salvadora de sena. Consequentemente, as partidas eram longas e na maoría das vezes maçantes.

Isso durou até 1927 quando em Nova York, provavelmente num dos clubes de xadrez, cartas e gamão daquela cidade, possivelmente o Stuyveso Chess Club, localizado na esquina da Segunda Avenida com a Décima Terceira Avenida. Este clube era frequentado por imigrantes judeus italianos. Em Salvador até 1990, ainda se jogava o gamão sem o dado de dobre em quase todos os centros de prática de nossa capital que já não eram muitos como antigamente, desde que o dominó passou a tomar conta das esquinas e bares de toda a cidade.

Na Bahia surgiu em 1990 no Habeas Copos, famoso bar no bairro da Barra, por iniciativa de Antônio Sampaio, um gaucho já muito baiano.

Conta Sampaio que tomou conhecimento do dado de dobre através de um amigo residente no sul do País com quem ele jogava quando vinha a Salvador.


Comprou um tabuleiro na Rua Guindaste dos Padres o qual, para sua surpresa, já possuia o dado de dobre. Convidou um amigo, Marcos (Valcur) Benevides e foram jogar no Habeas Copos, famoso bar da Barra.

Habeas Copos

Estava se iniciando em Salvador a prática do Gamão Moderno com a prática do dado de dobre, sepultando de vez o Gamão Antigo, vez que, em pouco tempo mais de uma dezena de jogadores que praticavam o gamão sem o dado de dobre, aderiram ao novo sistema. Estávamos inclusos.

Na sequência organizou-se uma associação que passou a se chamar “Associação Baiana de Gamão” e todos nomearam esse autor como presidente da mesma.

Demos inicio a uma série de torneios, culminando com a realização dos Campeonatos Brasileiros do Yacht Clube da Bahia, Ihéus, Aracaju, Arembepe, Praia do Forte e Arraial da Ajuda. Foram realizados cerca de 20 certames, muitos deles reunindo quase uma centena de jogadores de todo o Brasil. Só em Arraial d’Ajuda foram realizados 9 certames sob nossa orientação e grande ajuda de Xão e José Carlos Franco. Não podemos esquecer da extraordinária ajuda de Vadinho do Yacht Clube da Bahia.

No afã de incrementar ainda mais a prática do Gamão Moderno, ainda sem uso dos recursos da Internet, fizemos um ensaio, distribuído gratuitamente, ao qual denominamos de Gamão Moderno. Especialmente, procurava ensinar o uso do dado de dobre.


Extranhamente, certos setores do mundo do gamão da Bahia, interpretaram o nosso ensaio como sendo um trabalho de ensino de jogar o gamão. Não foi! Não é! Teve a intenção de desenvolver sua prática com base no dado de dobre e, em consequência, na técnica de sua aplicação. Para tanto, consultamos dezenas de livros de autores americanos, muitos deles traduzidos para o português e distribuidos gratuitamente. Era a forma que achávamos que estávamos ajudando a sua prática. Só isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário