domingo, 18 de maio de 2014

ESCORES

Às vezes o escore da partida nos impõe realizar uma dobrada que, pela sua circunstância, independe dos demais fatores posicionais.

São três os casos a tratar: primeiro deles quando o escore estiver em 5 pontos contra 0, 1 ou 2, entre dois adversários numa partida de 7 pontos.

Na sua vez de jogar o jogador que estiver atrás deverá dobrar logo ao inicio da partida.

Esse procedimento se explica pela seguinte razão: ao inicio da partida os dois jogadores têm uma chance de 50% como é sabido. A partida está se iniciando. Por outro lado, se o jogador que está na frente do placar fizer 6 pontos, as chances de vitória do jogador que está perdendo é de 20%; num escore de 6x0, 24%; num escore de 6x1 é de 28% e assim por diante conforme tabela feita nesse trabalho.
Logo, os 50% ao inicio da partida é bastante superior às chances de vitória dos três casos vistos acima (20% - 24% e 28%).

O segundo caso é como se fosse uma derivação do primeiro, só que de relação ao jogador que está na frente da partida com gloriosos 5 pontos. A não ser que tenha uma vantagem posicional esmagadora, absolutamente irreversível, muito difícil no gamão, não deverá dobrar.

A questão é a seguinte: ele está prestes a fazer 6 pontos e como tal, passa a ter uma vantagem de 80%, 76% ou 72% ou ainda 67% nos casos respectivos dos escores de 6x0, 6x1, 6x2 e 6x3. Então, porque arriscar receber de volta o dado em 4 e nos casos de uma partida de 5x3, perdê-la fragorosamente. Seria um desastre! Mesmo num escore de 5x0 o adversário dobrando para 4 aproximar-se-ia perigosamente no placar e poderia ganhar.

Consequentemente, como já se deduziu, o jogador que estiver atrás no placar nessas condições de dobre, deverá sempre aceitar o dado e redobrar logo em seguida.

O terceiro caso, muito importante, mas às vezes mal compreendido por grande número de jogadores, é aquele de quando o placar se encontra em 6x1 numa partida de 7 pontos, já o adversário podendo dobrar e quando isto acontece o jogador que está à frente deverá passar.

O caso é o seguinte: quando ele rejeita esta dobrada, o placar vai automaticamente para 6x2. Ai ele é favorito desde que tem uma segunda partida naturalmente dobrada em 2; uma terceira partida ainda dobrada em 2 e uma quarta e última partida sem dado. São três  chances que ele tem para fazer 7 pontos, isto é, ganhar o encontro.

Mas vamos admitir que o favorito pegue o dado em 2. Ai o escore poderá ir para 6x3; em seguida, diante de nova dobrada esse escore poderá ir para 6x5 e a próxima partida será absolutamente decisiva. Logo ele reduz o número de chances de três para duas.


Temos ouvido duas sérias argumentações daqueles que não aceitam o conselho de não pegar o dado com chances do placar ficar impar. Primeira delas é de uma lisura encantadora, digna de um beneficente e em jogo não existe beneficência. Ele diz convicto: “eu sou homem de entregar 1 ponto a ninguém. Não entrega 1 ponto, mas pode entregar a partida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário