Às vezes o escore da partida nos
impõe realizar uma dobrada que, pela sua circunstância, independe dos demais
fatores posicionais.
São três os casos a tratar:
primeiro deles quando o escore estiver em 5 pontos contra 0, 1 ou 2, entre dois
adversários numa partida de 7 pontos.
Na sua vez de jogar o jogador que
estiver atrás deverá dobrar logo ao inicio da partida.
Esse procedimento se explica pela
seguinte razão: ao inicio da partida os dois jogadores têm uma chance de 50%
como é sabido. A partida está se iniciando. Por outro lado, se o jogador que
está na frente do placar fizer 6 pontos, as chances de vitória do jogador que
está perdendo é de 20%; num escore de 6x0, 24%; num escore de 6x1 é de 28% e
assim por diante conforme tabela feita nesse trabalho.
Logo, os 50% ao inicio da partida
é bastante superior às chances de vitória dos três casos vistos acima (20% -
24% e 28%).
O segundo caso é como se fosse
uma derivação do primeiro, só que de relação ao jogador que está na frente da partida
com gloriosos 5 pontos. A não ser que tenha uma vantagem posicional esmagadora,
absolutamente irreversível, muito difícil no gamão, não deverá dobrar.
A questão é a seguinte: ele está
prestes a fazer 6 pontos e como tal, passa a ter uma vantagem de 80%, 76% ou
72% ou ainda 67% nos casos respectivos dos escores de 6x0, 6x1, 6x2 e 6x3.
Então, porque arriscar receber de volta o dado em 4 e nos casos de uma partida
de 5x3, perdê-la fragorosamente. Seria um desastre! Mesmo num escore de 5x0 o
adversário dobrando para 4 aproximar-se-ia perigosamente no placar e poderia
ganhar.
Consequentemente, como já se deduziu,
o jogador que estiver atrás no placar nessas condições de dobre, deverá sempre
aceitar o dado e redobrar logo em seguida.
O terceiro caso, muito
importante, mas às vezes mal compreendido por grande número de jogadores, é
aquele de quando o placar se encontra em 6x1 numa partida de 7 pontos, já o
adversário podendo dobrar e quando isto acontece o jogador que está à frente
deverá passar.
O caso é o seguinte: quando ele
rejeita esta dobrada, o placar vai automaticamente para 6x2. Ai ele é favorito
desde que tem uma segunda partida naturalmente dobrada em 2; uma terceira
partida ainda dobrada em 2 e uma quarta e última partida sem dado. São
três chances que ele tem para fazer 7
pontos, isto é, ganhar o encontro.
Mas vamos admitir que o favorito
pegue o dado em 2. Ai o escore poderá ir para 6x3; em seguida, diante de nova
dobrada esse escore poderá ir para 6x5 e a próxima partida será absolutamente
decisiva. Logo ele reduz o número de chances de três para duas.
Temos ouvido duas sérias
argumentações daqueles que não aceitam o conselho de não pegar o dado com
chances do placar ficar impar. Primeira delas é de uma lisura encantadora, digna
de um beneficente e em jogo não existe beneficência. Ele diz convicto: “eu sou
homem de entregar 1 ponto a ninguém. Não entrega 1 ponto, mas pode entregar a
partida.
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