sábado, 11 de janeiro de 2014

ANALISE POSICIONAL

Vamos voltar a analisar determinadas posições com vistas à colocação do dado de dobre. Para análise usamos o sistema PESCAR - prime-escape-casas- ameaças e corrida. Se algum leitor tiver dúvida à respeito é só consultar as postagens iniciais desse blog onde explicamos o sistema.

Vamos analisar a seguinte posição:


É a vez das Azuis jogarem. Analisam a posição com vistas à colocação do dado de dobre. Deveriam dobrar ou jogar? Resolvem fazer uma avaliação pelo sistema PESCAR. 

1) Prime - praticamente os dois jogadores têm um prime quase de igual valor.O jogador das pedras vermelhas tem um prime um pouco melhor por causa das quatro pedras na casa 19. 0 ponto.

2) Escape - Já o escape das Azuis parece ligeiramente melhor. As casas 21 e 20 estão abertas e poderão ser usadas com 4x6, 3x5 e a dobrada de 4x4 que seria redentora. Já o escape das vermelhas está restrito a 2x6 e o redentor 4x5 escapando e batendo em 10. Igualmente 0 ponto.

Casas: O mesmo número de casas fechadas nos respectivos bordos internos. Se as azuis estão melhor distribuidas em 6, 4 e 2, as vermelhas têm 4 pedras na casa 19. - 0 ponto.

Ameaças: A boa ameaça das Azuis é o fechamento da casa 9. Existe boas possibilidades. Está difícil bater em 1. Já as Vermelhas poderão bater fácil em 24 à partir de suas pedras em 19. Igualmente 0 ponto

Corrida - As Azuis estão na frente com 129 pontos contra 113 das Vermelhas. 3 a 5 pontos para as Azuis

Logo as Azuis ficariam com 53 a 55 pontos de vantagem o que não lhe permite dobrar. Deverão jogar.

Vejamos o que nos diz o sistema Jelly Fish na frieza  de sua análise:



Apenas 51,7 contra 48.3 - Não dobrar e se dobrar pegar

Como se sabe, a dobrada só seria viável à partir de algo como 70 a 75%, muito embora haja casos que, na altura dos 70% e mesmo 68%, possa ser usado o dado de dobre. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário