segunda-feira, 28 de outubro de 2013

OBRIGADO YAN- DEZ ANOS APÓS



Acabo de receber o programa do Campeonato de Gamão que se realiza todos os anos em Arraial D’Ajuda. Como presidente da Associação Baiana de Gamão fizemos 10 ou 11 certames desse jogo nessa cidade. Chamava-se Campeonato Brasileiro de Gamão – Etapa de Arraial d”Ajuda e era realizado na Pousada de Xão, um gaúcho que se apaixonou por Arraial e tinha essa pousada na cidade. Também era apaixonado pelo gamão e era Presidente da Associação de Gamão de Arraial d’Ajuda. Uma figura excepcional.

 Arraial d'Ajuda

Todos os certames que em sua pousada foram realizados foram um sucesso. Gente de todo o Brasil, especialmente do Rio de Janeiro e Salvador.

Agora está se fazendo o mesmo certame nessa extraordinária cidade com outro nome: Brasil Summer Open Backgammon Tournament.


Está sendo organizado pelo pessoal do Rio de Janeiro, tendo a frente o jogador Yan, um dos melhores do mundo e um entusiasta do gamão.

Nesse certame, seu regulamento estabelece um torneio de Duplas e os campeões desse certame terão acesso automático ao Torneio Individual. Certíssimo!

Foi o que fizemos num  dos últimos torneios organizados por nós que éramos Presidente da Associação Baiana de Gamão.

Quis o destino ou a técnica que "eu" e Aliomar Muritiba, fossemos os campeões, derrotando justamente uma dupla que Yan fazia parte.Consequentemente, tivemos acesso à chave final do Certame Individual.

Foi um Deus nos Acuda! No dia seguinte fomos abordados por um grupo de jogadores cariocas e pernambucanos, sob a acusação de que teríamos feito o certame de duplas com aquela cláusula de ascensão ao certame  individual para nos beneficiar. Incrível atitude, além de desrespeitosa. Foram mais de dez duplas inscritas, e todas tinham chance de ganhar e não se diga que eram duplas fracas. Não era! Um dupla, por exemplo, formada com Yan, não pode ser considerada fraca.


Foi o tipo da acusação para brigar feio. Contra atacamos apenas  com argumentos que parece não convenceram ao grupo revoltoso. Afastamo-nos do local onde se deu o contato para não prejudicar o torneio, mas as pessoas que fizeram o protesto ficaram em nossa mente até hoje, decorridos mais de 10 anos. 

Hoje, é o dia da redenção. Estamos recebendo do próprio Yan o regulamento do Brasil Sumer Open Backgammon Tournament e nele consta a realização paralela de um torneio de duplas e ascensão dos componentes da dupla campeã ao Torneio Individual.


Em meio a uma controversia


Sem tirar nem por, o mesmo que fizemos naquela oportunidade. Obrigado Yan!

Nenhum comentário:

Postar um comentário