quinta-feira, 15 de março de 2012

FINAIS DE JOGO

Até a postagem anterior, tratamos dos conceitos. Declinamos alguns dos mais importantes. Sem dúvida alguma, eles ajudarão a formar uma “cultura técnica” apreciável sobre o dado de dobre. Claro que as posições demonstradas não se repetirão da mesma forma em nossas partidas, mas, se aproximadas, poderão ajudar e muito.
Na presente postagem, outras posições serão analisadas e, com certeza, todas elas têm mais condição de se aproximar de situações verdadeiras em nossos jogos. Todas são de finais de jogo que também têm uma avaliação independente de qualquer outra aqui analisada.
A primeira delas acontece frequentemente e a pergunta que se faz é:

É a vez das Vermelhas jogarem. Antes deveriam dobrar? E Azuis deveriam pegar?
Para situações tais, quando somente resta um rolamento, decidir se devemos dobrar ou não, é uma questão de contar. Se mais da metade de seus rolamentos come todas as suas pedras, você é o favorito e deveria dobrar.
Para realizar esta contagem, é mais fácil contar os rolamentos que não comem e subtrair o resultado de 36 (todos os rolamentos).Na posição acima, Vermelhas falham na comida com qualquer rolamento que contenha 1 (um) (eles são 11); mais o 3x2 para um total de 13 rolamentos falhos. Isto significa que as Vermelhas têm 23 rolamentos positivos. O limite de dobrar é 19. Logo, deveriam dobrar.
E as Azuis deveriam pegar? Claro! Elas têm 36,11% (13/36=36.11%) de chances de ganhar e o limite de pegar o dado está situado em 25%, segundo se sabe, ou seja, 9 possibilidades (9/36=25%).
Se a pedra em 4 estivesse na casa 5, ainda assim, as Vermelhas teriam 19 rolamentos que comeriam suas duas pedras e 17 rolamentos que falhariam. As Vermelhas são favoritas por 52.77%, mas as Azuis estariam bem acima do limite de 9 possibilidades para pegar.
Vejamos outro caso sumamente interessante quanto importante. Na posição adiante Vermelhas jogam. Deveriam dobrar? E o que podem fazer as Azues?


Ambos os lados têm a mesma posição.As Vermelhas têm a decisão de jogar ou dobrar o dado. Qual é a decisão correta? DOBRAR!
Em finais de jogo com somente 25 a 30 pontos para ambos os lados – o caso acima – o lado que tem a vantagem do rolamento na frente, deveria dobrar. E as Azuis? Como agir? ACEITAR, desde que ainda existe três rolamentos e a possibilidade de um deles falhar, enquanto as Azuis poderão obter dois bons rolamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário