sábado, 24 de março de 2012

BAIANOS BRILHAM NA INTERNET

No século passado, aí pelos anos 40/60 a prática do gamão na Bahia, especialmente Salvador, era das mais intensas. Praticava-se o jogo em qualquer esquina, nos bares, nos clubes, nas residências. Era mais ou menos o que se ve hoje com o jogo do dominó.
Com o surgimento do dominó, o gamão foi sendo esquecido e hoje não se vê sua prática em quase lugar nenhum. Apenas pequenos grupos se reúnem como pouca freqüência (uma vez por semana) após muito esforço de seus organizadores.
.Há um deles no Rio Vermelho sob a âncora do Dr. Sérgio Neto que reúne em um bar meia dúzia de abnegados (Mascarenhas, Humberto, Fernando BC, André Netto, Mateus, este autor, e as vezes José Carlos Moreira e José Carlos Franco.. Só!
Há de ser lembrado, entretanto, que pelos idos de 1990 houve uma sensacional recuperação. Foi fundada a Associação Baiana de Gamão e esta entidade organizou mais de 50 campeonatos (inclusive Braasileiros) no Yacth Clube da Bahia e na confortável pousada do Xão, em Arraial d’Ajuda. (Também se fez, certames em Praia do Forte, Arembepe. Cabuçu, Ilhéus e Marirí (4).
Além dos certames, praticava-se o gamão todas as noites no Habeas Copus, no bar do Horácio e no Bar do Salomão, todos na Barra.Tinha noites com a presença de 15 a 20 jogadores, até mais.
Além da quantidade, o gamão da Bahia cresceu técnicamente, tornando-se o segundo mais forte do Brasil, só superado pelo Rio de Janeiro.
Hoje, nossos jogadores estão jogando mais gamão pela internet. Têm vários sites, mas o principal chama-se NetGammon, com sede na França.
Pois bem! Este site tem milhares de jogadores de todo o mundo, inclusive muitos brasileiros. As pessoas inscritas disputam partidas entre si e vão sendo apurados os resultados para formação de um ranking, Nacional e Mundial.
Vamos ver como andam os baianos nesses rankings: No Mundial, até o ano passado, o 1º colocado era o baiano André Neto. Não tinha mais adversário. Retirou-se do site com cerca de 2500 pontos.
Este ano o melhor colocado neste ranking é Manhoso com cerca de 2000 pontos e está em 7º lugar. Em primeiro lugar está um sírio de nome complicado.
Manhoso também é baiano e está em visível ascensão. Naturalmente, ele ocupa o 1º Lugar no Ranking Nacional Brasileiro com esses pontos.
Mas o que queremos salientar com satisfação é o fato de que dos cinco primeiros colocados nesse ranking, quatro são baianos. (Vejam a tabela acima).
Isto, sem dúvida alguma, demonstra o excelente nível técnico do gamão da Bahia, reflexo daquele trabalho realizado alguns anos atrás pela Associação Baiana de Gamão.
As esquinas estão vazias de gamonistas, mas nos espaços mágicos da internet, os baianos estão brilhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário