domingo, 25 de março de 2012

AVALIAÇÃO COMPUTADORIZADA

Em diversas oportunidades, temos apresentado a avaliação computadorizada de uma determinada posição pelo programa Jelly-Fish, que estamos nos servindo para explicar e/ou confirmar o acerto ou não de determinadas jogadas. Iremos intensificar o seu uso nas próximas postagens. Por essa razão, gostaríamos de explicar seu funcionamento, os termos usados, tudo enfim. Como exemplo, tomaremos a seguinte posição:


Acionado o dispositivo de análise do procedimento, ele apontou a situação acima।Vamos descrever cada um dos detalhes desse quadro। Na avaliação computadorizada o computador nos dá inicialmente a vantagem de um jogador em relação ao outro (WINS) – Azuis 27।8 e Vermelhas 72।2। Em seguida (G/BG), temos as probabilidades de o jogo ser gamão (4.0 para Azuis e 23.9 para Vermelhas) e por fim (BG) que representa a possibilidade de back. No caso, 0.1 para as Azuis e 0.8 para as Vermelhas. Na segunda parte da avaliação, a Equity (Equidade) representa o quanto o jogador que está na frente (Vermelhas) está melhor do que o outro (Azuis) e a Volatility (Volatilidade) mede a probabilidade de jogo mudar sua tendência de vitória. É calculada a partir da diferença das chances de vitória de um determinado jogador, mais as chances de obter um gamão e ou back, menos as chances de vitória do outro jogador e suas chances de tomar gamão e/ou back.





Façamos os cálculos com base nos números acima:
As chances de vitória (WINS) do jogador Vermelho é 72.2
+ as chances de dar um gamão.................................. 23.9
+ as chances de dar um back..................................... 0.8 total: 96.9

- (menos) as chances de vitória do jogador Azul...... 27.8
- (menos) as chances de tomar um gamão............... 4.0
-(menos) as chances de tomar um back................... 0.1 = total de 28.0. TOTAL: O.651

No caso, ação do dado (cube action) confirma a ação do dado de dobre em dobrar/passar (Double/Drop)

Não poderíamos deixar passar a oportunidade de ancorar as duas pedras azuis na casa 5 e observar se a situação melhorou ou piorou para as Vermelhas. O que os nossos leitores acham? Antes de ver o resultado, analise a posição e só depois veja a análise imparcial do programa.
Será que a colocação do dado de dobre por parte das Vermelhas é ainda aconselhável? Vamos conferir.
Surpresa ou não? As chances de vitória das Vermelhas aumentaram de 72. 2 para 77.6 e, consequentemente, as chances de vitória das Azuis que eram de 27.8, despencaram para 22.4.
O que aconteceu? As pedras azuis atrás representavam maior perigo do que a formação de uma âncora em 5. Agora, as Vermelhas entrarão como maior tranqüilidade. Anotem este detalhe! Ele acontece com muita freqüência nos jogos do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário