terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

NUMERO DE PEDRAS COMIDAS

Outro fator independente é o número de pedras já comidas. Isso ocorre, geralmente, nos estágios finais do jogo. Há uma regra à respeito: “você deveria começar a pensar em dobrar, quando já comeu 5 pedras a menos que seu oponente.
Há, ocntudo, nesse regra, certa subjetividade perfeitamente percebida quando ela diz que “você deveria pensar” e não “você deveria dobrar”. É que atrás disso tudo existe uma variável a ser considerada- as chamadas comidas lentas e rápidas. Se a comida for considerada rápida, o jogador poderá dobrar se ele tiver menos 5 pedras fora do que seu oponente.Se ele tiver uma comida lenta, ele precisará de menos 4 pedras fora do que seu oponente.
Mas, e o que seria uma comida lenta e outra rápida? Vamos relacioná-las antes de entrar no conceito de “Número de Pedras Comidas”:

COMIDAS RÁPIDAS






COMIDAS LENTAS





vamos a dois exemplos, um relativo a uma comida lenta e outro relativo a uma comida rápida.

No diagrama acima Vermelhas têm 3 pedras fora e Azuis 8.As Vermelhas estão no limite de 5 pedras recomendadas pela regra, Ma elas rtêm uma comida lenta. Po ouro lado, no próximo rolamento elas deverão quebrar uma casa e até mesmo não comerem nenhuma pedra. Por essa razão, não deveriam dobrar. Agora a posição das Vermelhas é mais rápida.Elas têm “spares” em todas as suas casas, permitindo uma retirada rápida.Logo, elas têm uma dobrada e Azuis têm uma pegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário