quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PRIME

O prime é outro fator de avaliação independente, possivelmente, o mais importante, sendo considerado a realização mais preciosa de todo o gamão.
Quando são fechadas seis casas à frente de uma ou mais pedras adversárias, o americano costuma denominá-lo de “full-prime”.
A ação do dado de dobre nesses casos é dobrar\passar, quando não se possa jogar por um gamão.
Existe somente uma forma de derrotar um “full-prime”. Isto é, se o adversário igualmente conseguisse reter uma pedra de seu oponente atrás de um “full prime” próprio.Geralmente, é difícil conseguir esse feito, mas é plausível.
A construção de um “full-prime” não se faz tão repentinamente. É um processo de criação que, geralmente, inicia-se através quatro rolamentos básicos que são: 1x1 com (2)8-7\(2)6-5; 3x1 com 8-5\6-5; 4x2 com 8-4\6-4 e 3x3 com (2) 8-5\(2)6-3, podendo ainda se incluir 5x3 com 8-3\6-3.
No andamento desse processo que pode ter diversas sequências, já teremos primes intermediários, digamos assim, ou poderíamos chamar de primes parciais que por si só já são inibidores da movimentação das pedras adversárias situadas na casa 1 e que pode determinar a colocação do dado de dobre. É o caso, por exemplo, do prime de quatro casas fechadas que abaixo reproduzimos:
No diagrama acima as Vermelhas estão com um prime de 4 casas (8-7-6-5) e já podem pensae na colocação do dado. As Azuis, naturalmente, têm uma pegada. Se o prime, entretanto, se estender até a casa 4 (Five Prime), possivelmente a ação do dado é dobrar\passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário