quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

UM JOGO COMENTADO ENTRE 2 “JELLY-FISHS”

O mundo do gamão conta com dois programas de computador – Jelly-Fish e Snowie que “ensinam” a jogar, analizam cada movimento das partidas, fazem sugestões, inclusive de relação ao dado de dobre, joga contra qualquer um (ganha a maioria dos jogos) e, acreditem, jogam entre si.
Aproveitando esta última possibilidade, que tal vermos adiante uma partida de 1 ponto entre Jelly-Fish (vermelhas) contra Jelly-Fish (azuis). Dois gigantes se enfrentando. Ambos pensando da mesma forma e no mesmo nível. Deverá ser interessante.
À rigor, não deverá haver erro de movimentação e colocação do dado de dobre, mas há, acreditem, como veremos no decorrer do jogo.(Quem somos nós para dizer tanto),

Faremos comentários de determinados lances, com licença da palavra. Diante do computador temos as nossas limitações. Enquanto a máquina calcula milhares de opções em segundos, temos que pensar muito para chegar a uma conclusão, contudo, estamos crendo que seja interessanre e útil para o aprimoramento técnico geral.


1 -V-4x2- 8-4\6-4 - Sem nenhuma dúvida, a melhor jogada para esse ponto ao inicio do jogo.É uma das saídas “clássicas” do gamão.As outras duas 4x2 e 6x1 e, de longe 5x3.

2 -AZ-6x4 – 1-11 – Sem dúvida, a melhor jogada para esse ponto na primeira movimentação das pedras azuis. Existe a opção 17-23\19-23, fazendo uma casa no seu bordo interno, mas não é recomendável. É uma casa, mas uma casa profunda. Essas duas pedras estarian parcialmente fora do combate, que está apenas começando.

3 -V-3x2 – As vermelhas com uma das pedras da casa 13 bate a pedra azul em 11 e faz descer outra pedra desse aglomerado até a casa 10. Sobre a batida, não há a menor dúvida que deva ser sempre executada. De relação ao ponto 3 as Vermelhas tinham também a opção 24-21 no bordo interno adversário, contudo, a colocação em 10 é mais forte. Por quê? O adversário tem uma pedra na barra. Estão obrigadas re-entrar com esta pedra o que se torna uma limitração. As vermelhas sabem disso e procuram aumentar suas chances de fazer casas, tanto no seu bordo externo quanto interno, principalmente batendo e fechando.

4 -AZ-5X4- 25-5\1-5 – Sem dúvida um dos melhores pontos para um jogador nesta posição. Entrou com sua pedra batida e, ao mesmo tempo, construiu a importante casa 5 – chamada casa de ouro – o golden point.


5 V-1x1 – 24-21\11-10 – Surpresa? Talvez não. As vermelhas naturalmente fecham a casa 10 com 11-10 e espalham suas pedras no bordo interno adversário. Objetivo: principalmente fazer uma casa alta nesse bordo; ficam também com melhores condições de escape.
Uma opção também agradável seria fazer a casa 9 e se limitar a 24-23 lá em cima.

6 -AZ-1X1- (2)19-21* -
7 -V-5x4- 25-20-24-20 –
8 -AZ- 3X2 – 12-17 –.
9- V-6x1-13-6 –
10 -AZ-3X3-(2)12-18
11 -V-4x3- 4-1\4-3 –
Infelizmente, não estaremos reproduzindo todas as imagens, ponto por ponto. Ficaria muito longa a postagem. O jogador que quizer acompanhar o desenrolar total do match, poderá usar de um tabuleiro e reproduzir lance por lance. Retomaremos as imagens à partir do décimo segundo lance.

12- AZ-6X2- 12-18\17-19- Outra jogada onde se faz necessária uma explicação. Qualquer jogador faria 17-23\19-21 mantendo a casa em 12, contudo Jelly-Fish fez o que fez. Vamos tentar entender. As vermelhas estão com três pedras descoberta em seu bordo interno. Não tem como bater em 17; desta maneira , as azuis adiantam sua entrada. Está certo este Jelly-Fish.

13 -V=6x2- 10-4\10-8 – Dessa forma não descobrem nenhuma pedra. Seria perigoso.
14- AZ-6X2 – 12-18\19-21 – Claro! livra sua pedra descoberta em 12 com 12-18 e joga tranquilamente 19-21. Nessa altura do jogo, a posição azul é bem superior à posição vermelha, apesar da contagem de pontos apresentar-se próxima – 122 para azuis e 126 para as vermelhas. 15 -V-3x1 – 6-2
16-23\21-22
17 V-4x1 – 8-3
18 -AZ – 3X2- 18-23
19-V-3x2- 6-1


20 -AZ-4X1-18-22\23-24 – Cada qual cuidando de se arrumar no seu bordo interno e se poupando externamente de olho no “time”. O jogo está prestes a uma definição.



21- V-4x2- 8-2 – Poucos jogadores fariam esta jogada. O mais lógico seria 8-6\8-4, contudo as vermelhas estão confiando nas pedras descobertas do adversário em 23 e 24. Contudo há um detalhe que precisa ser considerado. Se a pedra vermelha for batida em 8, mesmo ela entrando em 24 ou 23, não tem como sair. As casas 17 e 18 estão fechadas. Em sendo assim, achamos que era hora das azuis colocarem o dado de dobre.

22- AZ 3x2- 19-24 – Nada de dado de dobre. As azuis fecham a casa 24.

23-V-6X5 13-7\13-8 – Fecham a casa 8 e descobrem uma pedra em 7. Por outro lado, mantêm sua âncora em 20. Não havia outro jeito. Sair com as duas pedras em 20 não seria uma boa opção no momento.

24 -V- 3x1- 8-5\7-6 – As vermelhas colocam duas pedras para dentro.Se não o fazem agora, farão daqui a poucos movimentos.

Só foi falar e pronto. Dado de dobre.
As azuis resolvem por o dado de dobre. Agiram certo? Parece que não. Aparentemente sua posição parece melhor, mas não é. Ainda têm 6 pedras fora do seu bordo interno, enquanto as vermelhas só possuem 3 fora. Por outro lado, praticamente não há diferença de pontos (90\91). Adiante, veremos outras razões. É a impressão (técnica) que nos dá.

Surpresa! As Azuis aceitam o dado. A situação é a seguinte:

As azuis estão com apenas 63.7 contra 36.3 das vermelhas. Sem dúvida que está situação é de pegar mesmo. As chances são de 36.3 e o limite de pegar se situa em 25.0. Já o limite de dobrar se posiciona em 75.0, mas está apenas em 63.7. É evidente o erro das azuis, apesar de tudo e apesar de ser Jelly-Fish. Será?
(Temos reparado ultimamente que as partidas que um jogador realiza contra o computador, no momento que a vantagem de um se acha nesse ponto (63.7) geralmente a máquina coloca o dado. Da mesma maneira, se a vantagem lhe pertence e você coloca o dado, o computador cai fora (não aceita). Isto bole com um dos conceitos mais clássicos do gamão: "dobre quando estiver com 75% de vantagem". Por outro lado, "aceite quando estiver com pelo menos 25%". As Azuis estavam com 36.3%- Agiram certo ao aceitar, enquanto as Vermelhas, há uma grande dúvida.
25-AZ-4X2- 9-13\11-13 As azuis fazem uma casa em 13- Havia a opção 11-17, mas deixaria uma pedra descoberta em 9, sujeita a ser batida com 6x5 por parte das vermelhas. Por que arriscar?

26- V-3x1 – 8-5\6-5 – Tudo fechado. Cuidado! No entanto, falta às vermelhas uma coisa muito importante numa situação desta: “time”, Ou sai com suas pedras em 19 ou abre no bordo interno. Pode estar nesse particular (falta de time) a explicação do dado de dobre por parte do Jelly-Fish Azul. Temos que pensar muito. Jelly-Fish já pensou e já dobrou.

27AZ- 5x2 – 17-22\17-19 – Jogada lógica. As azuis começam a entrar.

28- V-6x5 – 20-9- As vermelhas não tem outro seis senão usando uma das pedras de sua âncora em 20। São obrigadas em movimentar uma delas e o fazem até a casa 9. Certamente Jelly-Fish calculou isto antes de nós. O "time", não se esqueçam. Estudemos a situação de jogo. De relaçao à contagem de pontos ela continua apertada (76x77) Se as azuis baterem a pedra vermelha, praticamente ganharão o jogo, apesar de ainda existir a possibilidade de sua pedra em 23 ser batida na re-entrada da pedra vermelha.

29- AZ-5X3-18-23\18-21
As azuis não conseguem bater a pedra descoberta vermelha na casa 20.

30- V-4x3-20-16\9-6 –
Incrível! Mais do que incrível!! As vermelhas rolam um ponto que não lhes permitem pular sobre as pedras azuis em 13. A partida volta a ficar rubra. Uma questão estatística। A pedra em 16 poderá ser batida com 3x3-3x1-3x2-3x4-3-5-3x6- 2x1- 1x1, ou seja, 13 opções -36.11% Isso explica a ação das vermelhas em se expor no bordo externo do adversário, junto Às suas pedras em 13. Poderia muito bem realizar o ponto com suas pedras no bordo interno. Porque não o fez? Uma questão estatísrica. A pedra vermelha em 20 poderia ser batida com todos os azes 1x1- 2x1 – 3x1 – 4x1 –
5x1 – 6x1 – 5x2- 4x3 , ou seja 15 em 36 rolamentos, ou seja um percentual de 46.6%, Em 16 seriam somente 36.11% de chances.

31- AZ-6X6- (2)12-19\ (2) 19-fora
Mas para que tantos cálculos. As azuis rolam uma sensacional dobrada de 6x6 e ganham o jogo, praticamednte. Será que isto também foi previsto por Jelly-Fish?










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