sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FLAGRANTE DE JOGO – ABERTURA COM 5X4

No mundo inteiro é unânime a movimentação para determinados pontos na abertura do jogo. São os casos dos pontos 3x1 com 8-5\6-5; 6x1 com 13-7\8-7e4x2 com 8-4\6-4.
Não é o caso, entretanto, para determinados pontos como 5x4. Há divergências a respeito. Para esclarecer o assunto, vamos contar com os recursos que o programa para computador Jelly-Fish oferece. No caso, a preferência é pela deslocação de uma das pedras de 24 até a casa 20 e a outra de 13 para 8.
A maior importância da jogada está na deslocação 24-20, desde que esta última casa é uma das casas mais importantes do gamão. Enquanto isto, a movimentação da segunda pedra é muito passiva: acumula-se em 8.
A segunda melhor jogada apontada pelo programa é 13-8\13-9, deslocando duas pedras do aglomerado da casa 13.
Da mesma forma que no exemplo anterior uma pedra colocada no bordo externo próprio, tem a propriedade de fechar casas tanto no bordo onde se encontra como no bordo interno. Peca, entretanto, pelo acúmulo de mais uma pedra na casa 8, da mesma forma que no primeiro exemplo.
Por fim, o programa sugere a corrida de uma pedra em 24 até a casa 15 no bordo externo do adversário. É uma boa jogada e tanto o é que o o atual campeão mundial de gamão via internet, André Netto, baiano da gema, costuma usá-la. Se a pedra em 15 não for batida com qualquer 3 pelo adversário ou 2x1, as vermelhas poderão deslocar facilmente até seu próprio bordo externo. Isto lhe deve dar uma vantagem segundo mostramos abaixo.
E agora?



Nenhum comentário:

Postar um comentário