quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FLAGRANTE DE JOGO



Olhando rapidamente a posição acima, tem-se a impressão que as Brancas estão com uma enorme vantagem posicional. É a vez do seu jogador. Ou rola ou dobra. Resolveu dobrar e o adversário aceitou.
Com cuidado, entretanto, façamos uma melhor análise da posição:
As Brancas têm efetivamente um prime, alias um bom prime, constituído por 5 casas fechadas a partir da casa 8 até a casa 3. A pedra adversária que se encontra na casa 1 só tem 6x2 que lhe permite escapar. Ainda assim, se tal conseguir, essa pedra ficará exposta à diversas batidas com todos os 2 e 4 e respectivas combinações. Como tal, quantificaremos essa superioridade com 10 pontos.
No fator escape, ambos os jogadores têm uma pedra atrás, contudo as condições de fuga da pedra branca são bem mais superioras do que da pedra preta. Logo, 7 para as Brancas.
Em número de casas fechadas em bordos internos as Pretas estão melhores. Têm cinco casas fechadas contra três das Brancas. Logo, 10 para as Pretas.
De relação às ameaças que a posição oferece, enxergamos do lado das Brancas a possibilidade da extensão de seu prime tanto do lado do seu bordo externo, quanto do interno. No que se referem às Pretas, elas tem boas condições de fechar a casa 18, bem como a casa 20. São ameaças mais ou menos equivalentes. Uma ligeira vantagem para as Brancas, mas sem expressão de pontos.
Por fim, na corrida (run), as Pretas estão superiores. Têm 99 pontos contra 126 das Brancas o que lhe dá uma vantagem nesse fator de 27.2%. Logo 10 para as Pretas.
Fechando os cálculos, temos o seguinte resultado:

As Brancas tem 17 pontos de vantagem (Prime 10 e Escape 7) e as Pretas tem 20 pontos de vantagem (Casas 10 e Corrida 10).

Oh! Surpresa. As Pretas estão melhores na avaliação. Não nos conformamos. Fomos verificar no sistema de avaliação do Jelly Fish. Eis o resultado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário