sábado, 14 de novembro de 2009

FINAIS DE JOGO

Os finais de jogo têm também uma avaliação totalmente independente. No caso, entenda-se que é o momento em que todas as pedras dos dois jogadores já estejam concentradas nos seus respectivos bordos internos e já se iniciou o processo de comida.

Vejamos como dirigir o dado de dobre nestas ocasiões.

1) Numa corrida mais longa (40 ou mais pontos para cada um dos lados), ainda se pode aplicar a regra tradicional.

2) Em comidas curtas (dentro de 30 pontos para ambos os lados) estando a contagem com o mesmo número de pontos, o jogador que for rolar tem uma dobrada e, na maioria dos casos, o oponente tem uma pegada, a menos que a comida seja muita curta.

3) Com um par de pedras, conte o número de rolamentos que de verdade comem suas pedras antes de dobrar.
No exemplo acima Brancas têm 44 pontos e Pretas 39. Estamos dentro daquela situação de jogo onde os dois componentes têm juntos quase 80 pontos. A diferença de pontos entre os dois lados é de 5 pontos, os quais, percentualmente representam uma diferença de 12.82% (5/39=12.82%).

Deveriam as Pretas jogar ou dobrar? Dobrar é o procedimento correto, uma vez que elas estão 12.82% à frente da corrida. Brancas não tem como pegar esse dado.


No exemplo acima ambos os jogadores têm 29 pontos, bem próximos dos 30 referidos no segundo item da regra sobre com ida. Em casos tais, o jogador que for rolar tem uma dobrada e o oponente tem uma pegada.

Quando somente restar um rolamento, decidir se deve dobrar ou não é uma questão de contar, contar e contar.

Se mais da metade de seus rolamentos come todas as suas pedras, você é o favorito e deveria dobrar. Para realizar essa contagem, é mais fácil contar os rolamentos que não comem e subtrair o resultado de 36.

Aqui, Pretas falham na comida com qualquer rolamento que contenha um 1 (eles são 11), mais o 3x2, perfazendo um total de 13 rolamentos falhos.

Isso significa que as Pretas têm 23 rolamentos positivos. O limite de dobrar é 19. Deveriam então dobrar? E as Brancas deveriam pegar? Claro! Elas têm 36.11% (13/36=11%) de chances de ganhar e o limite de pegar o dado está situado em 25%, ou seja 9 possibilidades (9/36=25%).

Se a pedra em 4 estivesse em 5, ainda assim as Pretas teriam 19 rolamentos que comeriam suas duas últimas pedras e 17 rolamentos que falhariam. As Pretas são favoritas por 52.77%, mas as Brancas estão bem acima do limite de 9 possibilidades de pegar.













Nenhum comentário:

Postar um comentário