Os finais de jogo têm também uma avaliação totalmente independente. No caso, entenda-se que é o momento em que todas as pedras dos dois jogadores já estejam concentradas nos seus respectivos bordos internos e já se iniciou o processo de comida.
Vejamos como dirigir o dado de dobre nestas ocasiões.
1) Numa corrida mais longa (40 ou mais pontos para cada um dos lados), ainda se pode aplicar a regra tradicional.
2) Em comidas curtas (dentro de 30 pontos para ambos os lados) estando a contagem com o mesmo número de pontos, o jogador que for rolar tem uma dobrada e, na maioria dos casos, o oponente tem uma pegada, a menos que a comida seja muita curta.
3) Com um par de pedras, conte o número de rolamentos que de verdade comem suas pedras antes de dobrar.
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Deveriam as Pretas jogar ou dobrar? Dobrar é o procedimento correto, uma vez que elas estão 12.82% à frente da corrida. Brancas não tem como pegar esse dado.
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Se mais da metade de seus rolamentos come todas as suas pedras, você é o favorito e deveria dobrar. Para realizar essa contagem, é mais fácil contar os rolamentos que não comem e subtrair o resultado de 36.
Aqui, Pretas falham na comida com qualquer rolamento que contenha um 1 (eles são 11), mais o 3x2, perfazendo um total de 13 rolamentos falhos.
Isso significa que as Pretas têm 23 rolamentos positivos. O limite de dobrar é 19. Deveriam então dobrar? E as Brancas deveriam pegar? Claro! Elas têm 36.11% (13/36=11%) de chances de ganhar e o limite de pegar o dado está situado em 25%, ou seja 9 possibilidades (9/36=25%).
Se a pedra em 4 estivesse em 5, ainda assim as Pretas teriam 19 rolamentos que comeriam suas duas últimas pedras e 17 rolamentos que falhariam. As Pretas são favoritas por 52.77%, mas as Brancas estão bem acima do limite de 9 possibilidades de pegar.
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