quinta-feira, 12 de novembro de 2009

AVALIAÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITO
"Com duas pedras na barra você precisa ter comido 10 pedras a mais do que seu adversário para pegar uma dobrada"
Na posição acima, Pretas deveriam dobrar e Brancas deveriam aceitar. Se Brancas não rolarem um seis na sua próxima intervenção, elas então terão um passe e assim Pretas deveriam dobrar agora.
Brancas ganham o jogo numa probabilidade um pouco acima de um quarto das oportunidades (+ de 25%) e, por esta razão, deveriam aceitar. (já comeram 13 pedras).
Nesta oportunidade, encerramos a série de 7 conceitos então existentes que podem determinar ou não a colocação do dado de dobre.
São princípios técnicos de ouro criados por gente de grande gabarito. Eles foram surgindo à medida que o estudo e a esperiência davam condições de estabelecer determinadas regras que se tornaram conceitos, quase um determinador comun, sem o que não poderiam se estabelecer.
Este processo evolutivo tende a continuar e novos conceitos deverão surgir, somando aos atuais e/ou superando-os, num escalonamento indicativo de que os jogadores de hoje são melhores do que os ontem e assim sucessivamente.
Como exemplo, hoje é conceitual a batida das duas pedras em 2 e 1 quando um jogador rola 4x1 ainda no princípio do jogo. Antigamente, ninguém ousava fazer isto.
Um detalhe precisa ser acrescentado. O estabelecimento de novos conceitos tende a se acelerar nos tempos atuais, em razão dos modernos programas de gamão para computadores. Jogadores e teóricos do jogo os estão usando com muita assiduidade, desde que eles realizam milhares de cálculos e suposições em poucos segundos.
A primeira pessoa a publicar um livro com base em um programa de computador foram dois americanos chamados Hall Heirich e Kit Wolsey em 1996. Seu livro chamou-se "New Ideas in Backgammon".
Posteriormente, em 2001, uma pessoa de nome Jeremy Bagai, com base no programa Snowie 3, fez uma revisão de todos os conceitos até então existentes. Confirmou alguns. Derrubou outros.
Afora isto, não se tem conhecimento de grandes campeões terem usado programas de computador para emitir ou basear suas opiniões. São os casos de Paul Magree e Bil Robert, ambos campeões mundiais. O que escreveram foi fruto da prática e da experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário