quarta-feira, 6 de março de 2013

CAMPEONATO BRASIEIRO DE GAMÃO DE ARRAIAL D'AJUDA

Campeonato Brasileiro de Arraial da D'Ajuda
Recebemos do bom amigo Enéas, baiano, residente no Rio de Janeiro, o cartaz acima de relação ao 23º Campeonato Brasileiro de Gamão de Arraial D’Ajuda, hoje dirigido pelo pessoal do Rio de Janeiro, aliás, merecidamente, desde que sempre prestigiaram e muito este certame, desde o seu início.
Antes era dirigido por nós da Associação Baiana de Gamão. Devemos ter feito uns onze ou doze certames. Tínhamos a parceria de Xão, Presidente da Associação de Gamão de Arraial d’Ajuda e proprietário de uma belíssima pousada nessa cidade. Os participantes ficavam hospedados nela.
Gente de todo o Brasil participou desses certames, principalmente da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, mas sempre tinha  jogador de Pernambuco, de Alagoas, de Brasilia, de todo o Brasil.
Muitos nos perguntam como este certame começou. Éramos o Presidente da Associação Baiana de Gamão aí pelos idos de 1990/95. Na oportunidade, fizemos diversos certames em Salvador, a maioria nas dependências do Yacth Clube da Bahia, o excepcional clube da Ladeira da Barra. Puro glamour! Um coquetel abria o certame. Patrocinadores mandavam presentes. O principal deles, o Boticário era o mais assíduo. Seu diretor, o escocês Patrick, fazia questão de se fazer presente.  Eram dadas peças de cristais aos campeões. Na época, o Comodoro, John Brussel  e sua esposa, também participavam. Um luxo! No capricho, como se costuma dizer.
Após diversos certames na capital, a Associação resolveu expandir suas atividades ao interior do estado. O primeiro certame foi realizado em Ilhéus, na Pousada do Zé, pertencente ao advogado José Carlos Franco, por sinal um dos grandes jogadores de gamão do Brasil. Já participou até de campeonatos mundiais.
Com vistas ao incremento da atividade na região sul do estado, a Associação Baiana dirigiu comunicado a todas as prefeituras das cidades do sul do Estado. Em consequência, uma delegação de Arraial d’Ajuda em Porto Seguro, se fez presente com 8 jogadores sob o comando do simpático Xão, dono de uma bela pousada naquela cidade.  Em meio ao certame ficou acertado se fazer um certame nacional naquela cidade. Realizou-se assim o 1º Campeonato Brasileiro de Arraial d’Ajuda. Hoje está no 23ª edição, para felicidade do gamão do Brasil. É o único certame que se sustenta por tantos anos.
André Netto e Esposa
 
André foi o maior jogador do site francês Netgammon. Esteve na liderança por muito tempo. Não tinha mais adversário.  Este site tem trinta mil jogadores.
Jo´se Carlos Franco - Cirurgião-Dentista - Advogado mas também um grande jogador de Gamão. Já participou de Campeonatos Mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário