sábado, 31 de março de 2012

UM JOGADOR JÁ ESCAPOU COM TODAS SUAS PEDRAS DE TRÁS

A posição acima ou assemelhada acontece em muitos dos jogos. Vermelhas escaparam com ambas as pedras de trás. As Azuis ainda têm uma pedra atrás.
É preciso ter muito cuidado com posições dessa natureza. Precisam ser manobradas corretamente. Vejamos um par de regras básicas:
1) Se a corrida estiver apertada, o jogador que estiver atrás poderá pegar o dado de dobre , a menos que o jogador que está frente tiver um prime.
2) Se o perdedor está bem atrás na corrida (igual oumais do que 10 pontos), ele deverá passar o dado, a menos que a estrutura do líder esteja frágil.
Esta é uma decisão fácil de ser tomada. Azuis estão atrás na corrida por. exatos 10 pontos e Vermelhas têm uma boa estrutura. Se Azuis tentarem correr com sua pedra de trás, ela se batida, seu jogador perderá ainda mais pontos na corrida. Se permanecerem atrás, Vermelhas trarão seus builders e atacarão. No caso, Vermelhas deverão dobrar e Azuis deverão passar.

Para muitos poderá parecer que a estrutura das Vermelhas não seja assim tão boa em razão do acúmulo de pedras em seu meio de campo (6). Ledo engano! Essas pedras se deslocarão em profusão pelo seu bordo externo, isoladas ou em duplas, criando enormes possibilidades de formação de novas casas, principalmente as casas 7 e 4, garantindo assim a vitória.

Que tal fazermos uma avaliação posicional pelo sistema PESCAR. Já faz tempo que não o usamos:
PESCAR deu-nos 67%. A ação do dado de dobre é DOBRAR/PEGAR
Agora, vejamos o que a avaliação computadorizada nos dá:
Menos do que 67% - 62.9, mas de qualquer sorte a orientação do dado é DOBRAR/´PEGAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário