domingo, 8 de novembro de 2009

AVALIAÇÕES CONCEITUAIS

A combinação de um Pime e uma âncora avançada e se o oponente não tenha movimentado suas pedras de trás, constitui uma dobrada e uma pegada, quando esse prime tem somente 4 casas e não haja frente na corrida.”

As avaliações conceituais originaram-se, claro, de conceitos criados pelos grandes campeões do gamão ou de autores renomados do jogo, fruto da prática, da experiência e do estudo do jogo dessas pessoas.

Elas não são uma avaliação da forma e tipo daquelas que acabamos de ver em outras postagens, desde que elas não se formam através de um processo normal de avaliação.

São quase uma tese técnica, se é que podemos assim dizer. De qualquer sorte, entretanto, baseiam-se numa determinada vantagem posicional a qual, se avaliada por um dos processos até então estudados, podem não ter substância, tecido estrutural, para resistir a uma avaliação através os dois sistemas estudados, o Prat e o Pescar.

Na posição acima, Pretas têm um prime de quatro casas (8-7-6-5) e estão ancoradas numa casa alta (casa 18) e a corrida está apertada (140 para as pretas e 145 para as Brancas). Apenas 2.85% de vantagens. Logo, as Pretas deveriam dobrar e Brancas deveriam pegar.

Avaliando a posição pelo sistema Prat, a ação do dado de dobre é dobrar/pegar. As Pretas têm melhor posição no geral e possui uma boa ameaça se fechar a casa 4 ou 9. Com duas vantagem, 2 em 1, aconselha-se a dobrar/pegar.

Pelo sistema Pescar, as indicações são de não dobrar/pegar.
Probabilidade inicial.....................................50%
P – Prime,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, 5%
S – Escape ..................................................... 5%
C – Casas fechadas no bordo interno............0%
A – Ameaças................................................. 5%
R – Corrida.......................................................0%
TOTAL: ..........................................................65%

Ação do dado: não dobrar/pegar

Pelo que se viu houve diferenciação de resultados. Como dissemos acima, falta nas avaliações conceituais mais substância de análise, ou seja, estrutura posicional. A impresão que nos causa é que as avaliações conceituais são apenas um indicativo técnico. Cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário